Enfrentamento à desinformação em saúde será tema de seminário realizado entre 29 e 31 de julho, em Salvador
De onde vem a informação que você consome? Como ter certeza que os conteúdos que vemos nas redes sociais e recebemos em nossos grupos são confiáveis?
Essas e outras perguntas serão discutidas durante o seminário “Educação, Informação, Comunicação e Saúde: Proteções Contra a Desinformação”, que será realizado entre os dias 29 e 31 de julho, em Salvador, Bahia.
O evento, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), tem como objetivo promover debates sobre o enfrentamento à desinformação em ciência e saúde a partir dos saberes de povos e comunidades tradicionais e das contribuições dos diversos campos do conhecimento.
As discussões irão abordar os principais desafios frente ao avanço das informações fraudulentas ou enganosas em circulação, especialmente nas mídias sociais, destacando as estratégias de governos, universidades, institutos de pesquisas e sociedade civil organizada para produção, distribuição e promoção do acesso a informações qualificadas sobre ciência e saúde.
Dentre os destaques da programação está a participação do finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025, Arthur Bezerra Coelho. O autor do livro Miséria da Informação: Dilemas Éticos da Era Digital (Editora Garamond, 2024), que é um dos cinco finalistas do Prêmio, no eixo Cultura e Sociedade, fará uma sessão de autógrafos no dia 30 de julho, às 18h30.
Para Arthur Bezerra, a indicação como finalista é um marco tanto pessoal quanto institucional: “como pesquisador, estar entre os semifinalistas é o mais importante reconhecimento que eu poderia ter em relação ao trabalho que venho desenvolvendo no Ibict. E para a instituição, que tem desenvolvido projetos e iniciativas em prol da integridade da informação, é fundamental o combate à miséria da informação, que é o que proponho neste livro”.
A iniciativa é destinada a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores, profissionais de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Na programação também está prevista uma série de oficinas formativas e mostras de ciências e saúde voltadas para estudantes do ensino médio.
A atividade conta com o apoio da Fundação de apoio à Fiocruz (Fiotec), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), do Ministério da Saúde, da Fiocruz Brasília e do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para a saúde (CIDACS-Fiocruz Bahia).
As inscrições podem ser realizadas através do site oficial do evento https://seisdesin2025.softaliza.com.br. Outras atualizações podem ser acompanhadas através do instagram seisdesin2025.
0 comentários :
Postar um comentário