Segundo pesquisadores, os humanos envelhecem mais rapidamente em dois momentos específicos de suas vidas. Há momentos vitais na vida, inclusive do ponto de vista biológico. Desenvolvemos e, em seguida, envelhecemos. Apesar de essa etapa parecer um processo gradual e sequencial, uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, revela que há dois momentos na vida de um indivíduo em que ele envelhece mais rapidamente.
Segundo pesquisadores, em dois momentos específicos da vida humana, o envelhecimento ocorre mais rapidamente.
Há momentos vitais na vida, inclusive do ponto de vista biológico. Desenvolvemos e, em seguida, envelhecemos. Apesar de essa etapa parecer um processo gradual e sequencial, uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, revela que há dois momentos na vida de um indivíduo em que ele envelhece mais rapidamente.
Décadas de quarenta e sessenta, os períodos decisivos
A pesquisa da Stanford Medicine ressalta que várias moléculas e microrganismos que compõem o corpo humano sofrem aumentos e decréscimos durante os anos 40 e 60. Esta constatação foi realizada por cientistas que analisaram várias amostras de 108 adultos, com idades variando de 25 a 75 anos.
Todos eles forneceram 47 amostras durante quase dois anos, possibilitando aos pesquisadores a coleta de 246 bilhões de pontos de dados. Eles analisaram várias biomoléculas (RNA, proteínas, lipídios, microbiota) e notaram que 81% delas sofreram alterações abruptas entre os 44 e 60 anos.
A observação se estende ainda mais: aos 44 ou 60 anos, é inegável que envelhecemos mais rapidamente, porém não da mesma maneira. Cerca de 44 anos depois, o organismo passa por uma mudança no metabolismo de lipídios, cafeína e álcool, além de mudanças na pele, nos músculos e na função do coração. Isso pode estar relacionado à pré-menopausa em algumas mulheres, contudo, considerando que os homens também são impactados, essa não é a única razão.
0 comentários :
Postar um comentário