Na noite deste sábado (5), a Volta da Cabocla foi marcada por religiosidade, tradição e celebração, com o retorno dos carros dos Caboclos do Campo Grande ao Memorial 2 de Julho, localizado no Largo da Lapinha. Nem a chuva que caiu em Salvador conseguiu desviar baianos e turistas dessa tradição, que faz parte das celebrações do 2 de Julho na capital baiana e acontece anualmente no dia 5. A caminhada teve início às 18h30 e contou com a animação da Orquestra do Maestro Reginaldo de Xangô.
Desde a saída até a chegada à Lapinha, mais pessoas foram se juntando ao cortejo, tornando possível a realização de uma grande festa ao longo do trajeto, que passa pela avenida Sete de Setembro, pelo Pelourinho, por Santo Antônio Além do Carmo, por Soledade e, finalmente, pela Lapinha.
Batalhão Quebra-Ferro – Da mesma forma que no Cortejo do 2 de Julho, o Batalhão Quebra-Ferro teve a tarefa de levar os carros dos Caboclos de volta ao Memorial. A maior parte do grupo é formada por funcionários da Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), que assumem essa função durante as festividades. Paulo Sérgio Teixeira, coordenador-geral do Batalhão, ressalta a sensação de dever cumprido ao final de mais um ano. "Todos os anos, nos esforçamos ao máximo, contando com o suporte da Prefeitura e a colaboração entre nossa secretaria e a Fundação Gregório de Mattos, que foi um grande sucesso. A cada ano fica melhor, e quem não veio, que venha nos próximos. "O Batalhão estará aqui novamente", afirmou.
As celebrações do 2 de Julho continuam nesta semana com a Festa de Labatut, que ocorrerá de 11 a 13 de julho, no final da linha de Pirajá. No sábado (12), a partir das 8h, acontece o 3º Festival de Fanfarras e Balizadores no Largo do Campo Grande. A festividade será finalizada no domingo (13), às 8h, com uma missa na Igreja de São Bartolomeu, localizada em Pirajá.
Foto: Divulgação/ FGM
0 comentários :
Postar um comentário