Agosto Azul e Vermelho alerta baianos para prevenção de doenças vasculares
Campanha nacional chama atenção para sinais e prevenção de varizes, trombose e insuficiência venosa; especialista da Bahia destaca a importância do diagnóstico precoce
A campanha Agosto Azul e Vermelho reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças vasculares, como varizes, trombose venosa e insuficiência venosa crônica. De acordo com dados nacionais, cerca de 38% da população brasileira apresenta varizes, sendo mais de 45% das mulheres e, aproximadamente, 30% dos homens. Já a trombose, responsável por complicações graves como embolia pulmonar, registra, em média, 165 internações por dia no Brasil, segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Não há dados oficiais sobre as doenças na Bahia, mas estima-se que o estado siga dentro das estatísticas nacionais.
Essas condições, apesar de comuns, muitas vezes são subestimadas. Segundo o Dr. Marcelo Gomes, angiologista e cirurgião vascular, Diretor Médico da Clínica Angiovascular da Bahia e com mais de 20 anos de experiência, a atenção deve estar voltada aos primeiros sinais: “Inchaço, dor, sensação de peso nas pernas e alterações visíveis nos vasos são sinais que precisam ser investigados. Muitas complicações graves poderiam ser evitadas com diagnóstico precoce e acompanhamento adequado”, explica o especialista.
O médico explica ainda que, além de evitar complicações, os tratamentos podem devolver qualidade de vida aos pacientes. “Muitos pessoas passam anos com os desconfortos provocados pelas varizes, por exemplo, e até mesmo escolhendo roupas e sapatos que escondam as regiões afetadas, e isso não é preciso, afinal é possível tratar as varizes e seguir a vida sem dores e vergonha”.
Bahia na frente dos tratamentos de varizes: Além das tradicionais técnicas de varizes, como escleroterapia, a Bahia é um dos poucos estados brasileiros que dispõem do tratamento de Endolaser para solucionar o problema. A técnica é uma das mais modernas disponíveis no mercado e oferece ao paciente recuperação mais rápida, menos edemas após a aplicação e não exige internamento. “Todas as técnicas são resolutivas, mas podermos dizer que a Bahia está modernizada quando o assunto é cirurgia vascular é algo que nos orgulha muito”, comenta Dr. Marcelo Gomes.
A campanha tem como objetivos educar a população sobre sintomas e fatores de risco, estimular hábitos saudáveis como a prática regular de atividade física e o uso de meias de compressão quando indicado, além de reforçar a importância de consultas periódicas com especialistas vasculares.
Durante o mês de agosto, a Clínica Angiovascular da Bahia reforça sua atuação com ações de conscientização e entrevistas especializadas, visando ampliar o acesso à informação e incentivar cuidados preventivos.
0 comentários :
Postar um comentário