Não deixe de ler isso! GOLPE DO AMOR pode acabar com você!

Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Nova Lei do Crédito Consignado Já está em vigor


 Nova lei amplia acesso ao Crédito Consignado para trabalhadores do setor privado


 

Já está em vigor a nova Lei do Crédito Consignado, sancionada com vetos pelo presidente Lula. O texto atualiza as regras para contratação desse tipo de empréstimo por trabalhadores do setor privado, incluindo microempreendedores individuais, empregados domésticos, trabalhadores rurais além de motoristas e entregadores por aplicativos.

 

A nova lei formaliza a plataforma digital Crédito do Trabalhador, lançada em março e vinculada à Carteira de Trabalho Digital. Por meio do sistema, o trabalhador pode comparar ofertas de empréstimo de diferentes instituições financeiras, com mais segurança e transparência. O limite de comprometimento da renda segue em até 35%, e é possível usar parte do saldo do FGTS como garantia. A proposta teve origem numa medida provisória e foi aprovada no Congresso no início de julho.

 

O texto também estabelece obrigações para os empregadores, que devem repassar corretamente os valores descontados do salário para pagamento do consignado.  Outra inovação é a autorização para uso de biometria e assinatura digital nas operações. Treinamentos de educação financeira também estão previstos.

 

“A sanção da lei 15.179/2025 pelo governo federal atualiza as regras do crédito consignado para os trabalhadores do setor privado. É uma lei muito importante para diversos segmentos menos privilegiados da sociedade. E é uma nova oportunidade para uma maior transparência sobre as linhas de crédito oferecidas”, explica o advogado Dr. Cândido Sá.

 

O advogado destaca ainda que os empregadores terão novas obrigações para com os empregados, por meio do repasse dos valores descontados do salário para pagamento do consignado.

 

A fiscalização caberá ao Ministério do Trabalho.

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑