Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Curiosidades Amamentação

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"
Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Setur-BA qualifica turismo histórico-militar em Salvador


Capacitação oferecida pela Setur-BA qualifica turismo histórico-militar em Salvador


A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) ofereceu a capacitação em história e cultura das fortificações militares de Salvador, voltada para os guias que atuam na cidade, com registro no cadastro nacional que regulamenta a profissão (Cadastur). O curso intensivo foi realizado, na segunda-feira (18), e dividido em atividades no posto do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), no Terreiro de Jesus, e visita de campo.


Pela manhã, os participantes tiveram aulas com o professor e historiador Rafael Dantas sobre as características das construções militares na capital baiana, durante o período colonial, e o impacto delas no turismo. “As intervenções militares ajudam a contar a história da Bahia e seu protagonismo no mundo atlântico, em contato direto com a África e Europa, ao longo do colonialismo. Essa ação fortalece o turismo de experiência, que tem sido valorizado pela Setur-BA”, destacou Dantas.


No período da tarde, eles visitaram o Espaço Cultural Marechal Cantuária, no Quartel da Mouraria, sede do Comando da 6ª Região Militar. O local abriga um acervo da memória do Exército e sua ligação com a Independência da Bahia. “Para nós, é uma honra receber esse grupo de guias. Agradecemos à Setur-BA, pela iniciativa, que é um passo importante para o incremento do turismo militar”, declarou o assessor cultural do Comando, coronel Motta Lima.


“Essa é uma excelente oportunidade para oferecer um novo produto a quem visita Salvador. Isso vai ser mais uma frente de trabalho para o guia, que poderá trazer turistas e estudantes de escolas públicas e privadas, para conhecer as curiosidades das fortificações”, disse a presidente do Sindicato dos Guias de Turismo (Sigtur), Rivanete Rodrigues.


A capacitação integra as ações da Setur-BA para a diversificação da oferta de experiências aos turistas, incluindo a criação de um roteiro de visitação aos fortes de Monte Serrat (Boa Viagem), São Pedro (Campo Grande), São Diogo e Santa Maria (Barra), em parceria com a 6ª Região Militar.


Foto: Laís Rocha/Ascom Setur-BA

Fonte: Ascom/Setur-BA

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑