Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 27 de setembro de 2025

Caminhada de Incentivo à Doação de Órgãos

 

Sesab promove Caminhada de Incentivo à Doação de Órgãos em Salvador, neste domingo (28)


Como parte da programação da Campanha Setembro Verde, Salvador sedia, neste domingo (28), a Caminhada de Incentivo à Doação de Órgãos, a partir das 9h, no Dique do Tororó. O evento é organizado pela Associação Renal Salvador, com apoio da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio da Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (Coset).


A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos e ampliar o debate em torno do tema.


Números


De janeiro a julho deste ano, a Bahia registrou 130 doações de múltiplos órgãos e 696 de córneas, possibilitando a realização de 42 transplantes hepáticos, 201 renais, dois cardíacos, 80 de medula, um ósseo e 479 de córneas.


Por outro lado, ainda aguardam na fila de espera 56 pessoas para transplante de fígado, 2.123 para transplante renal, uma para transplante cardíaco e 1.640 para transplante de córnea.


De acordo com o coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, Eraldo Moura, um dos principais desafios enfrentados na Bahia é a taxa de recusa familiar à doação de órgãos, que chega a 61%, índice acima da média nacional. “Precisamos trabalhar para garantir uma maior aceitação entre as famílias. Transplantes salvam vidas”, afirma.


O médico explica que a lista de espera segue critérios técnicos, como tipagem sanguínea, compatibilidade genética, peso, altura e gravidade específica de cada órgão. Pacientes em estado crítico têm prioridade e, em casos de empate, a ordem cronológica do cadastro define a fila.


Entre os eventos que determinam prioridade estão: a impossibilidade total de acesso à diálise, para doentes renais; a insuficiência hepática aguda grave, para pacientes do fígado; a necessidade de assistência circulatória, para cardiopatas; e a rejeição de órgãos recentemente transplantados. A lista é única para pacientes do SUS e da rede privada.


Fonte: Ascom/Sesab

Foto: Divulgação/ Ascom Sesab


0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑