Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Lula defende na ONU multilateralismo, e taxação dos super-ricos



Lula acerta ao defender na ONU multilateralismo, ambição climática e taxação dos super-ricos 


Assim como afirmou o presidente brasileiro, Greenpeace concorda que COP30 será a “COP da verdade”, onde os compromissos nacionais e o multilateralismo serão testados. 


Sobre o discurso do presidente Lula na Assembleia Geral da ONU nesta terça-feira (23), a diretora executiva do Greenpeace Brasil, Carolina Pasquali, destaca:


“No marco dos 80 anos da ONU e dos 10 anos do Acordo de Paris, o presidente Lula acerta o tom ao defender o multilateralismo, apontar que a crise climática deve ocupar posição central nos debates da ONU e estimular os países a apresentarem planos climáticos nacionais robustos e ambiciosos, as NDCs, antes da COP30. É também positivo o destaque feito por Lula para a taxação dos super-ricos e a necessidade de financiamento a países em desenvolvimento de forma a não ampliar suas dívidas externas, discussões absolutamente relevantes para o sucesso da COP30”. 


Pasquali também comenta o discurso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, feito na sequência do presidente Lula.


“O que se seguiu ao discurso de Lula, no entanto, foi um choque de realidade: Trump, para surpresa de ninguém, reafirmou mentiras sobre a crise climática, questionou a ciência e ameaçou os países comprometidos com a transição energética. O que fica evidente para quem acompanhou os discursos é que os líderes globais vão precisar, com clareza, dizer de que lado estão: da ciência e do compromisso coletivo com o futuro, ou da criação de suas próprias realidades, dando espaço a falsas dicotomias entre energias renováveis e desenvolvimento, por exemplo, para aprisionar seus cidadãos no passado. Como disse o Presidente Lula, que a COP30 será a COP da verdade, será mesmo: os compromissos nacionais serão testados, o multilateralismo será testado e só sairemos dessa encruzilhada com líderes ambiciosos assumindo um compromisso real com nosso futuro”, finaliza. 


 


Sobre o Greenpeace Brasil


O Greenpeace Brasil é uma organização ativista ambiental sem fins lucrativos, que atua desde 1992 na defesa do meio ambiente. Ao lado de todas as pessoas que buscam um mundo mais verde, justo e pacífico, a organização atua há mais de 30 anos pela defesa do meio ambiente denunciando e confrontando governos, empresas e projetos que incentivam a destruição das florestas.


0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑