Conectar Arquivos: Projeto da Fundação Pedro Calmon fortalece a gestão documental nos municípios da Bahia
Um Arquivo Público bem estruturado garante documentos arquivísticos organizados, protege a memória local e promove a melhoria no acesso à informação. Portanto, o Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB), equipamento da Fundação Pedro Calmon (FPC), vinculada à Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBa), desenvolve o Conectar Arquivos. Projeto que tem o propósito de criar e apoiar arquivos públicos municipais, unindo a preservação da memória, gestão documental adequada e orientada, e o compromisso com a transparência e o acesso à informação.
“Enquanto outros projetos podem ter um caráter mais amplo ou voltado a áreas específicas, o Conectar [Arquivos] foi pensado para apoiar exclusivamente os municípios da Bahia na estruturação de seus arquivos públicos, oferecendo diagnósticos, orientação técnica e formalização de parcerias.” afirma o arquivista e Coordenador de Fomento aos Arquivos Públicos Municipais, Afonso Pereira.
Todas as prefeituras municipais da Bahia interessadas em organizar sua documentação podem participar. Entrando em contato com a Coordenação de Fomento aos Arquivos Públicos Municipais do APEB, para solicitar apoio técnico, agendar reuniões e iniciar o processo de cooperação.
O projeto já ajudou municípios como Santo Estêvão, Wagner, Guanambi, Jacobina, Itajuípe e Irecê na criação de seus arquivos públicos.
“O processo começa com reuniões iniciais com a gestão municipal, nas quais buscamos compreender a realidade local, apresentar conceitos arquivísticos e alinhar expectativas.” acrescenta Afonso. Além disso, atua de forma proativa, indo aos municípios, incentivando e construindo, junto às gestões locais, soluções práticas para a organização documental.
Conectar Arquivos faz parte das iniciativas da Rede FPC, que foi lançada em 14 de julho de 2025 com a participação de 627 inscritos, representando os 417 municípios baianos. O lançamento contou com transmissão ao vivo na Sala Mestres e Mestras da Palavra, inaugurada em 25 de julho, que já se consolidou como espaço de diálogo e difusão de saberes.
Foto: Acervo ASCOM FPC
0 comentários :
Postar um comentário