A PMBA através da CIPE/POLO está executando o VI Curso de Primeiras Respostas em Crimes Contra Instituições Financeiras (CPRCCIF 2025.2), iniciativa que integra o Seminário de Primeiras Respostas e que tem como eixo acadêmico a formação de policiais militares para atuarem em ocorrências envolvendo sinistros em estabelecimentos bancários.
O objetivo é capacitar o efetivo para estabelecer uma linha de ação segura e técnica nas primeiras respostas, permitindo que as tropas convencionais dêem suporte às intervenções do policiamento especializado até que ocorra a quebra do plano de fuga dos criminosos.
Participam desta edição 42 policiais militares do orgânico do CPME (CIPE/POLO), CPRMS (10ª CIPM e 36ª CIPM) e CPR-R (14º BPM, 20ª CIPM e CIPT-R), reforçando a importância da atuação integrada entre diferentes unidades operacionais.
O tema é de grande relevância estratégica, uma vez que o policiamento convencional é, na maioria das vezes, o primeiro a atuar em situações que envolvem ataques a instituições financeiras, especialmente em cidades de pequeno porte.
Desde o início dos anos 2000, a Bahia tem enfrentado de forma firme esse tipo de crime, alcançando significativa redução graças à criação e fortalecimento das unidades especializadas e à consolidação de uma doutrina específica para o enfrentamento qualificado.
O curso e o seminário reafirmam, portanto, o compromisso da Polícia Militar da Bahia com a segurança da sociedade, garantindo que a primeira resposta seja estratégica, coordenada e eficaz, preservando vidas, assegurando a ordem pública e ampliando a confiança da população na Corporação.
Ao término do curso, será realizado um exercício simulado de assalto a banco, envolvendo a atuação integrada das forças de segurança na cidade de Dias D’Ávila. Essa atividade prática representa a consolidação dos conhecimentos adquiridos, aproximando o treinamento da realidade operacional e fortalecendo a prontidão da tropa para responder de forma técnica e eficaz a esse tipo de ocorrência.

0 comentários :
Postar um comentário