Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Coberturas e Eventos

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 31 de outubro de 2025

1º FLIRCONTAS celebra literatura, cultura e memória em Rio de Contas

 


1º FLIRCONTAS celebra literatura, cultura e memória em Rio de Contas, “cidade-mãe da Chapada Diamantina”


Com participação de Jean Wyllys, Ryane Leão e Olodum, a primeira edição do Festival Literário de Rio de Contas será realizada de 27 a 29 de novembro, celebrando os 302 anos de história do município.


Nascido de um sonho coletivo, alimentado há mais de uma década por toda uma comunidade artística, cultural e literária, o 1º FLIRCONTAS (Festival Literário de Rio de Contas) será realizado entre os dias 27 e 29 de novembro na cidade considerada a “mãe da Chapada Diamantina”. 


O evento gratuito — que propõe unir literatura, cultura, memória e território em uma grande celebração da palavra, da ancestralidade e das identidades locais — acontece no mês da consciência negra e do aniversário de fundação do município, que em 2025 completa 302 anos.


Durante os três dias de festival, o público poderá participar de mesas de conversa com autores renomados e locais, oficinas artísticas e pedagógicas, apresentações teatrais e musicais, contações de histórias, mostras de audiovisual, lançamentos e distribuição de livros, cortejos com escolas, e vivências culturais e educativas voltadas ao diálogo com a literatura, o meio ambiente e a diversidade cultural.



Com o tema central “Palavra ancestral: vozes e saberes dos povos tradicionais”, a primeira edição do Festival  propõe uma imersão nos saberes, nas lutas e nas expressões culturais de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais do Brasil, tendo como subtemas as mudanças climáticas, a educação antirracista, a cultura e o patrimônio do município. 


*Homenageados e atrações*


O FLIRCONTAS presta homenagem, em sua edição inaugural, a três figuras fundamentais para a história e a identidade do território da Chapada Diamantina: Maria Brandão dos Reis, Carmo Joaquim da Silva e Laurindo Regis.


Lideranças de Rio de Contas, Maria Brandão dos Reis foi uma personagem marcante nas lutas sociais, Carmo Joaquim da Silva é um militante quilombola reconhecido nacionalmente e Laurindo Regis tem destacada atuação pelos direitos dos povos originários. 


Participarão do evento nomes como Ryane Leão, Jean Wyllys e Olodum, em uma programação que contará ainda com o Flircontinhas, espaço dedicado ao público infantil, o FlirRua, programa para as juventudes, e o FlirCine, evento para os amantes do audiovisual. 


O FLIRCONTAS é uma realização da Associação Resistência Negra e Quilombola, do Ponto de Cultura Oásis (Pontão Tecendo Redes) e da Prefeitura Municipal de Rio de Contas, com parceria do Governo do Estado da Bahia, por meio da Fundação Pedro Calmon e do projeto Bahia Literária. Conta ainda com o apoio das Secretarias Estaduais de Turismo, Educação e Cultura, do IPHAN, da PNAB e do Comitê de Cultura vinculado ao Ministério da Cultura.


________________________________


VOAH COMUNICAÇÃO  I  voahcomunicacao@gmail.com  I  71 99935-4032

Equipe Atendimento à Imprensa

Marcela Souza (Coordenação Comunicação Estratégica) - 71 99208-5605

Michelle Matos (Coordenação Jornalismo de Marca) -  +353 089 491 1701

Monica Vasku (Assessoria de imprensa) - 71 99625-7974


0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑