Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 4 de novembro de 2025

1º Simpósio Técnico em Doença Falciforme na Bahia



 Centro de Referência promove 1º Simpósio Técnico em Doença Falciforme na Bahia


O Centro Estadual de Referência às Pessoas com Doença Falciforme Rilza Valentim (CERPDF/Hemoba) realiza, no dia 8 de novembro, o 1º Simpósio Técnico em Doença Falciforme, no Hotel Vila Galé, em Salvador. O evento tem como objetivo capacitar profissionais de saúde para o diagnóstico e acompanhamento de pessoas com a patologia. A programação reunirá especialistas do ambulatório do CERPDF que compartilhará suas experiências no atendimento dos pacientes.



A doença falciforme é uma condição genética e hereditária, caracterizada por alterações nas hemácias (glóbulos vermelhos), que se tornam rígidas e adquirem formato de foice. Na Bahia, um a cada 650 nascidos vivos apresenta a enfermidade, enquanto a média nacional é de um bebê a cada mil nascimentos. O Centro de Referência atende pacientes provenientes da capital e do interior da Bahia, oferecendo assistência transfusional, atenção farmacêutica, consultas médicas e dispensação de medicamentos de alto custo.


Entre os temas que serão abordados no simpósio, estão políticas públicas, fisiopatologia e diagnóstico, principais complicações em crianças e adultos, tratamentos medicamentosos disponíveis, acesso às medicações, além de debates sobre assistência multiprofissional, com foco nas áreas de enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia e serviço social. A programação será dividida em dois turnos e terá como palestrante convidada a médica hematologista Ivana Paula Leite, pediatra no Complexo HUPES-UFBA e coordenadora da residência de Hematologia e Hemoterapia Pediátrica das Obras Sociais Irmã Dulce. Confira abaixo:



Manhã

07h45 – Credenciamento

08h00 – Abertura – Dra. Anelisa Streva

08h10 – Políticas Públicas em Doença Falciforme – Me. Altair Lira

08h45 – Fisiopatologia e Diagnóstico na Doença Falciforme – Dra. Larissa Rocha

09h20 – Principais Complicações em Pediatria na DF – Dra. Amanda Gordiano

10h05 – Coffee Break

10h25 – Principais Complicações no Paciente Adulto na DF – Dra. Jaqueline Guerreiro

11h10 – Tratamentos Medicamentosos Disponíveis na DF – Dra. Ivana Leite

11h55 – Acesso às Medicações em Doença Falciforme – Fátima Souto

12h40 – Almoço (no local)

Tarde

14h00 – Transfusão em Doença Falciforme – Dra. Rivânia Andrade

14h40 – Assistência de Enfermagem na DF – Maria Cláudia Gonçalves

15h25 – Fisioterapia na DF – Edlene Santos

16h00 – Mesa-Redonda: Café com Saúde – Equipe Multidisciplinar

Moderação: Dra. Jamile Nicanor

Participantes: Amanda Magalhães (nutricionista), Mitiyo Kawazaki (psicóloga), Ana Freire (enfermeira) e Djane da Silva (assistente social).

16h45 – Encerramento e Coffee Break


0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑