EUA recuam da acusação de que Maduro chefia cartel de drogas
featured image
Foto: Stringer/Anadolu via AFP
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos recuou em uma das principais acusações contra o presidente deposto da Venezuela Nicolás Maduro. Após sua prisão em Nova York, promotores abandonaram a tese de que o chavista liderava um cartel de drogas estruturado, o Cartel de los Soles.
A nova acusação mantém a denúncia de conspiração para o tráfico, mas deixa de caracterizar a estrutura como uma organização criminosa formal, descrevendo-a como um “sistema de clientelismo” e uma “cultura de corrupção” financiados por recursos do narcotráfico.
O parecer afirma ainda que Maduro e seu antecessor, Hugo Chávez, participaram, perpetuaram e protegeram esse sistema. Apresentada originalmente pelo Departamento de Justiça em 2020, a acusação foi retomada pelo governo de Donald Trump no ano passado para sustentar a pressão contra Maduro.
Em julho, o Departamento do Tesouro designou o Cartel de los Soles como organização terrorista e, em novembro, o secretário de Estado, Marco Rubio, determinou que o Departamento de Estado
.jpg)
0 comentários :
Postar um comentário