Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

Salvador sediará regata internacional entre França e Brasil em 2027



Salvador foi a cidade brasileira escolhida para sediar a Mini Transat, uma competição internacional de vela que atravessa o Oceano Atlântico, conectando a Europa à América do Sul. No total, 90 competidores vão sair de La Rochelle, na França, em setembro de 2027, com destino à capital baiana. No caminho, haverá uma parada nas Ilhas Canárias.


O tempo de viagem depende das condições meteorológicas, mas é de quatro semanas, em média. A secretária municipal do Mar (Semar), Duda Lomanto, explica que a maioria dos competidores é jovem e amadora, e que a disputa é vista pela categoria como uma formação para grandes navegadores.


“Salvador vai sediar uma regata internacional. Isso demonstra o compromisso da Prefeitura com o desenvolvimento da cultura náutica na cidade, que é o principal desafio da Semar. Vamos receber os competidores do jeito caloroso que só Salvador sabe fazer”, afirma.


O local onde as embarcações vão atracar ainda será definido – a Semar avalia a construção de uma nova marina molhada ou a possibilidade de usar uma estrutura já pronta. Além disso, a secretária informa que trabalhará com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) na elaboração de uma agenda cultural para o evento.


“O objetivo é desenvolver ações para os competidores, seus familiares e a imprensa local, nacional e internacional que acompanhará a competição. Estamos falando de um evento que vai gerar emprego e renda”, aponta.


A competição é realizada desde 1977, sempre em anos ímpares. As embarcações da Classe Mini têm 6,5 metros, o que torna a regata uma aventura humana em que os competidores navegam sozinhos, sem roteamento, sem assistência e sem comunicação de longa distância via satélite, com exceção para as situações de emergência.


Além disso, em coerência com a ambição ambiental de La Rochelle, foi assumido o compromisso de diminuir pela metade a pegada de carbono do evento entre as edições de 2027 e 2029, por meio da redução e compensação das emissões.



Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

/ Secom PMS

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑