Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

Semop vistoria instalação de passarela para ambulantes no Carnaval


Em estágio avançado de montagem, a plataforma destinada aos ambulantes que vão trabalhar no circuito Dodô durante o Carnaval foi vistoriada nesta terça-feira (13) pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). “Vamos trabalhar intensamente nos próximos dias, pois a previsão é que a passarela seja utilizada já no pré-Carnaval, após a liberação dos órgãos de fiscalização competentes”, afirma o diretor de Serviços Públicos da pasta, Alysson Carvalho.


Com capacidade para receber 400 trabalhadores credenciados, a estrutura começou a ser erguida no início de janeiro, no trecho entre o Farol da Barra e o Morro do Cristo. Este é o terceiro ano consecutivo em que a plataforma é montada, com o objetivo de melhorar a organização da festa e as condições de trabalho dos ambulantes.


Com a instalação da passarela, cerca de 1,5 mil m² do calçadão, antes ocupados pelos ambulantes, ficam liberados para a circulação dos trios elétricos e foliões. “Ganhamos espaço desde a saída dos trios, no Farol da Barra, até o Barra Center. É um ganho muito grande, que valoriza esse trecho e dá mais dinamismo ao fluxo das pessoas. Todos acabam ganhando”, reforça Alysson.


O secretário de Ordem Pública, Décio Martins, destaca o trabalho contínuo da Prefeitura para promover um Carnaval organizado, seguro e com respeito à saúde de quem curte e trabalha na festa. “Tudo que promovemos de melhoria na festa é no sentido de orientar os trabalhadores, prevenir riscos e garantir que todos possam aproveitar a festa com tranquilidade”, afirma o secretário.


Durante o acompanhamento da montagem nesta terça, o diretor de Serviços Públicos da Semop reforçou a importância da estrutura, tanto para os comerciantes quanto para os foliões. “A plataforma beneficia todos os públicos do Carnaval, a começar pelo ambulante, que passa a trabalhar em um ambiente muito mais resguardado”, afirma Alysson.


O diretor reforça que, com a estrutura, os vendedores contam com a balaustrada da orla para proteger o material de trabalho. Com isso, as caixas térmicas, isopores e objetos pessoais dos ambulantes ficam em um espaço reservado, garantindo mais segurança.


Elogios – Ambulante há 20 anos, Elizabeth do Espírito Santo, 51 anos, vai trabalhar na passarela pelo segundo ano seguido. Na opinião da vendedora, a instalação da plataforma foi uma das maiores conquistas da categoria. “Agora ficamos no nosso espaço, sem empurrão, sem risco de confusão. É uma maravilha aquele lugar. Vendi muito bem ano passado e, com certeza, vou vender muito neste ano”, aposta a trabalhadora, que sustenta os dois filhos às custas da venda de bebidas nas festas populares.


O diretor da Semop ressalta ainda o trabalho de escuta realizado pela secretaria com os ambulantes. “É um case de sucesso implementado pela Prefeitura nos últimos dois anos. Os ambulantes trabalham felizes, com uma estrutura adequada e adaptada. Não tomamos decisões sozinhos; tudo resulta do diálogo com os próprios comerciantes, para que possamos chegar sempre a um denominador comum. Fazemos tudo para possibilitar que trabalhem de maneira digna e honesta, oferecendo o melhor tanto para o soteropolitano quanto para o turista que vem curtir a nossa festa”, pontua Alysson.



Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

 / Secom PMS

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑