Bahia alcança recorde histórico no número de visitantes durante o período do Carnaval.
Até a Quarta-feira de Cinzas, espera-se que 3,7 milhões de turistas visitem as 13 regiões turísticas da Bahia, gerando uma receita de R$ 8 bilhões. A previsão da Secretaria Estadual de Turismo (Setur-BA) é corroborada pelos dados coletados nas principais cidades onde o evento ocorre. Mais de 150 cidades recebem apoio do governo em ações e serviços voltados à infraestrutura, turismo, segurança, saúde, direitos humanos e contratação de artistas
Em Salvador, os hotéis apresentam uma taxa de ocupação de 95%, atingindo 100% nas áreas próximas aos circuitos da festa. No interior, a taxa de ocupação atinge 85%.
Estamos prestes a alcançar um marco histórico no Carnaval deste ano, ultrapassando os números de 2025. Para que isso aconteça, é preciso que o governo do estado ofereça serviços de acolhimento e qualidade aos visitantes. A festa é internacional, atraindo visitantes do Brasil e de várias partes do mundo”, enfatiza Maurício Bacelar, titular da Setur-BA.
Em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, a expectativa é de 250 mil foliões, gerando uma movimentação econômica de R$ 650 milhões. Durante o período de Carnaval, o aeroporto prevê 461 voos, sendo 19 deles internacionais. Na sede do município e nos distritos, o Circuito da Passarela da Cultura disponibiliza mais de 30 blocos e expressões culturais, além de trios elétricos para os foliões. "Com o aumento do número de visitantes, o fluxo se expande e o dinheiro circula mais rapidamente, fortalecendo a economia local", celebra Guto Jones, secretário de Turismo de Porto Seguro.
Em Itacaré, Costa do Cacau, estima-se que 50 mil turistas compareçam ao evento, que contará com 60 atrações, incluindo fanfarras e blocos culturais e alternativos. "A segurança é o ponto alto do Carnaval de Itacaré, tornando-o um dos destinos mais seguros do Brasil", enfatiza Patrícia Veras, secretária municipal de Turismo.
Em Cairu, a movimentação também é grande, com visitantes da Bahia, São Paulo, Minas Gerais e estrangeiros, como argentinos, israelenses e franceses. O desfile de bloquinhos pelas ruas e as festividades promovidas por bares e restaurantes caracterizam a festa. No domingo (15), a festa Barreiras, que conta com três circuitos oficiais e atrações como Psirico, Xanddy Harmonia e Igor Kannário, alcançou 100% de ocupação nos hotéis.
Em Lençóis, na Chapada Diamantina, a taxa de ocupação dos estabelecimentos de hospedagem é de 88%. O Carnaval de rua da cidade, que é tradicional, comemora uma década de existência e atrai tanto moradores quanto visitantes com uma programação variada.
Foto: Thuane Maria/GOVBA
.jpg)
0 comentários :
Postar um comentário