A conscientização dos alunos pela paz é um trabalho que vem sendo feito pelos professores através dos vários programas implantados nas escolas municipais, que contribuem para a redução da violência, evasão escolar e estimula uma cultura de paz, tolerância e respeito às diferenças. Entre eles, o Programa de Educação em Direitos Humanos (PROGREDH), implantado em 26 escolas , visa formar e capacitar em direitos humanos estudantes do 6º ao 9º ano. Os alunos passam por aulas teóricas, palestras, oficinas, seminários, encontros com promotores de justiça e visitas aos Centros de Apoio Operacionais e Unidades do Ministério Publico. Outro programa de grande importância para a juventude, é o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), desenvolvido através de uma parceria entre Polícia Militar e SMEC, que leva noções básicas de cidadania com prevenção ao uso das drogas entre escolares. O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem), parceria com o Governo Federal. Com 44 escolas oferecendo, nos finais de semana, oficinas profissionalizantes, atividades esportivas e de lazer, o programa Escola Aberta (parceria com Educação e UNESCO) também atrai a população para dentro das instituições de ensino. Assim, a Secretaria busca maior aproximação com a sociedade para alcançar maior eficácia na formação de cidadãos.
sexta-feira, 15 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 comentários :
Postar um comentário