Dutante o período de 16 a 20 de dezembro de 2010 aconteceu em Salvador um dos maiores eventos do mundo esportivo e cultural da Cidade: o 26º Batizado do Grupo Internacional de Capoeira Topázio.
O Grupo Topázio foi criado pelo Mestre Dinho em 1988. Desde esta data o grupo foi crescendo, formando alunos e pessoas, ensinando capoeira e através da capoeira também a filosofia do grupo: como viver
a vida de um modo saudável, mostrando a grande importância da cultura (da Bahia e do Brasil) tanto aos alunos nacionais como internacionais.

Graças a esta filosofia que o Mestre Dinho passa com a sua boa direção do grupo, assim como ao excelente trabalho do Contramestre Rudson (filho do Mestre Dinho) o grupo tem se espalhado pelo mundo com mais de 15.000 alunos. “A Topázio” tem presença nos Estados Unidos, na Austrália, na Europa: Suécia, Dinamarca, Alemanha, Bélgica, Holanda, França, Espanha, Portugal, Itália, na Rússia, entre outros, sendo em todos eles muito apreciada e querida (pela filosofia, como esporte e como arte e cultura).

Este último aspecto artístico e cultural é desenvolvido de uma forma específica através do trabalho do Mestre Dinho e o Contramestre Rudson na organização e coordenação do Show Folclórico que tem quase 30 anos se apresentando, primeiro no Solar da Unhão e agora no Restaurante O Coliseu do Pelourinho.
Por todos estes motivos o evento deste final de semana tem tanta importância e sucesso. A programação do evento iniciou com uma aula de dança afro e maculelê dirigida pela dançarina e coreógrafa Graziela. Em seguida, teve lugar uma roda de capoeira na Academia do Grupo sita na ladeira de Santana (bairro de Nazaré – na frente do shopping da Baixa dos Sapateiros).
Na quinta feira o Professor de capoeira Jefferson ofereceu uma palestra de primeiros socorros de grande valor para todos que prestigiaram. Logo depois aconteceu uma interessantíssima oficina de berimbau, dirigida pelo Professor do grupo Nego, onde as pessoas aprenderam como fazer um berimbau de qualidade. A continuação teve lugar a já tradicional roda do grupo na Praça Terreiro de Jesus, no Pelourinho.

Sábado se celebrou no SESC Aquidaban o IIIº Campeonato Topázio Fight, com a participação de muitos atletas, do Brasil (Salvador, Itabuna, etc.) e exterior. Este Campeonato é co-organizado pelo Contramestre Rudson e o Contramestre Tatinho, e já se tornou um evento clássico que faz parte da festa anual do Batizado.
Chegou domingo e todos os capoeiristas do grupo, familiares e amigos apreciaram a magnífica festa do Batizado no Teatro do ISBA na Ondina. No palco, houve roda de capoeira, números de dança do grupo de show folclórico do grupo, formatura dos graduados, homenagem ao Mestre e finalmente a entrega de cordas aos alunos iniciantes e avançados (o Batizado). O sol brilhou e os corações dos capoeiristas também, pois esta festa é “só alegria” e satisfação pelo trabalho bem feito durante o ano todo.

O encerramento do evento aconteceu na segunda feira com um treino de acrobacias na praia e uma roda com alunos e professores na praia do Porto da Barra, um dos lugares mais lindos da cidade. Cada capoeirista, cada participante, cada organizador do evento tem o orgulho de poder dizer que um ano mais o Batizado e Encontro do Grupo Topázio foi um autentico sucesso. *Fotos Vlad Ilitch (Salvador Notícias)
0 comentários :
Postar um comentário