A iniciativa faz parte do projeto “Segurança Cidadã: prevenindo a violência e fortalecendo a cidadania com foco em crianças, adolescentes e jovens em condições vulneráveis em comunidades brasileiras”, para o qual Lauro de Freitas foi um dos três municípios brasileiros selecionados.
A abertura oficial, no auditório da Unime, contará com a presença do coordenador residente do Sistema ONU no Brasil, Jorge Chediak, do representante da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento - financiadora do projeto - Jesus Molina, e do criador do modelo de Segurança Cidadã implantado na Colômbia, sociólogo Hugo Acero Velásquez. O curso é desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O objetivo do curso é capacitar profissionais de segurança, líderes comunitários, estudantes, pesquisadores e representantes da administração pública, para implementar políticas públicas de combate a marginalização através do estímulo da cidadania. As aulas acontecerão entre os dias 25 a 29, somando 40 horas, e serão oferecidas a 40 pessoas. É requisito poder replicar o conhecimento e ter disponibilidade, já que é necessário se dedicar uma semana inteira e estudar apostilas. Cerca de 1500 pessoas já foram capacitadas pela ONU ao redor do planeta. 
O curso oferece um programa acadêmico de caráter multidisciplinar para que os participantes tenham ferramentas de análise dos fenômenos de criminalidade e violência urbana. De acordo com Coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), José Carlos Arruti, a oportunidade representa um marco histórico para o município. “A partir de agora o processo é irreversível. Haverá implantação de outras ações referentes a emprego e educação, entre outras, visando o bem estar social”. 
O projeto prevê investimento de 6 milhões de dólares nas três cidades brasileiras contempladas com a ação - Lauro de Freitas, Vitória (ES) e Contagem (MG) - até 2012. Seis agências da ONU (PNUD, OIT, UNODOC, UNICEF, UNESCO, ONU-HABITAT) atuarão com diversas estratégias conjuntas, em parceria com o poder público municipal, sempre com foco nos jovens vulneráveis à violência. O Projeto será desenvolvido na comunidade de Itinga.
0 comentários :
Postar um comentário