Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

UFBA: O que fazer nos últimos dias antes das provas?‏

Neste final de semana, 39 mil estudantes baianos passam pelo exame mais esperado do ano: o vestibular da UFBA.
A ansiedade e a preocupação costumam tirar o sono dos candidatos, que começam a trilhar os caminhos da vida profissional. Para marcar este período, sugerimos uma entrevista com a orientadora pedagógica Márcia Portinho. Ela pode dar dicas sobre como os alunos devem enfrentar o nervosismo e ansiedade a poucos dias da prova. Como manter o bem estar físico e psicológico antes do vestibular? Quais os possíveis temas que podem ser abordados este ano? Quais estratégias de leitura e domínio do tempo no dia das provas?


A orientadora pedagógica pode falar também sobre aulas diferenciadas promovidas pelo Colégio Perfil para alunos do Ensino Médio, como atividades específicas de respiração e relaxamento que são realizadas em aulas semanais diferenciadas, e como este tipo de atividade promove benefício para saúde e bem estar aos alunos auxiliando na melhoria dos resultados no vestibular. Sugerimos também como fonte, alunos do Colégio Perfil para falar como está a preparação e a ansiedade nesta semana, a poucos dias da prova.




UFBA: DICAS PARA A ÚLTIMA SEMANA

Neste final de semana, cerca de 39 mil estudantes de toda a Bahia irão passar por um dos momentos mais esperados do ano: o vestibular da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A pouco mais de uma semana das provas, não adianta arrancar os cabelos, nem roer o resto das unhas que sobraram. Vale até a pena acender uma vela aos santos e Orixás, mas o que os especialistas recomendam não exige nenhum milagre: relaxamento e descanso são essenciais para um bom desempenho no domingo (13) e segunda-feira (14).
“O vestibular é uma conseqüência da vida escolar. Estudo de última hora não ajudará nenhum aluno a recuperar o tempo perdido, só serve para aumentar o stress. Alunos que costumam estudar nas vésperas de avaliações deparam-se, na maioria das vezes, com um volume de conteúdos que não aprenderam ainda, o que acaba afetando o emocional e prejudicando os resultados”, aconselha a orientadora pedagógica do Colégio Perfil, Márcia Portinho.
No domingo (13), as provas da primeira fase envolvem questões de Português e Ciências Naturais. Na segunda, é vez de mostrar os conhecimentos em Matemática, Ciências Humanas e Língua Estrangeira. De acordo com Márcia, a primeira fase é composta de 15 a 17 questões por prova, sendo a maior parte de preposições múltiplas e até duas dissertativas por disciplina. Ela aponta como diferencial das provas da UFBA a preocupação com assuntos regionais. “Nas provas de Geografia e História, por exemplo, são cobradas aspectos e características do nosso Estado”, explica.
 Outra característica das provas é a interdisciplinaridade. “História, Geografia, Sociologia e um pouco de Antropologia são conteúdos que aparecem associados à atualidade e envolvem até mesmo geografia física”, destaca Portinho. “Datas que marcam acontecimentos históricos, como o AI-5, a fundação do estado de Israel e as ‘Diretas Já’ podem ser pedidos este ano”, completa a especialista.

A jovem Luana Novis, 17, acredita que se preparou bem para as provas do vestibular de Direito, mas está um pouco tensa. “Com a proximidade da prova, dá vontade de sair revisando tudo”, admite. Já Leonardo Marback, que fará vestibular para engenharia, diz estar ansioso e confiante ao mesmo tempo. Para Márcia Portinho, a tranquilidade no momento da prova é fundamental para bons resultados. “O candidato deve ter em mente que ninguém sabe tudo”, aconselha a orientadora. “Nestes últimos dias, os estudantes devem descansar e relaxar. No sábado, o ideal são programas tranqüilos, como cinema ou tetro. Uma caminhada ao ar livre também pode ser uma boa opção. Nada de dormir tarde, pois a prova exige muito raciocínio; fazê-la com sono pode ser prejudicial”, aconselha.



Medidas simples podem ajudar bastante:
Antes da prova:
Cultivar pensamentos positivos e construtivos em relação a si mesmo: Nenhuma prova, avaliação ou nota é mais importante que o aluno. O fator emocional interfere na performance do vestibulando independente do quanto se preparou. É importante que o candidato tenha em mente que vestibular atualmente (com alto nível de concorrência nas universidades públicas) não é tarefa fácil: o aluno não precisa passar exatamente neste ano, ele pode tentar em outros anos até passar. O estudo é cumulativo e a fila anda. Se não der para passar este ano, terá o próximo.
Praticar exercícios físicos, meditação e boa respiração: Fuja de situações de stress, procurando fazer programas que visam a tranqüilidade e higiene mental. Oxigenando o cérebro com práticas de esportes, meditação e respiração você garantirá um melhor resultado principalmente em situações de muito esforço mental e físico, como o vestibular.
Procure dormir bem: Noites de sono perdidas não são recuperadas. Evite ficar até tarde estudando, vendo televisão ou no computador. O sono estimula  a concentração, revigora a mente e corpo preparando você a permanecer mais de quatro horas sentado fazendo o vestibular.
Exercite a ambiência: Participe dos simulados na sua escola. Se você já concluiu o Ensino Médio, procure resolver provas dos vestibulares dos anos anteriores, assim estará se familiarizando com o exame vestibular (tipo de questões, tempo, etc).

Nas provas de Habilidades Específicas é necessário também preparação e treino. Para obter informações detalhadas, consulte os sites: http://www.vestibular.ufba.br/manual/manualvest2012.pdf. http://vestibular.brasilescola.com/especial/habilidades-especificas.htm

Horário: Faça uma visita antecipada ao local de prova para ir se familiarizando com a região e trace um plano de como chegar ao local. Lembre-se que muitos vestibulares são extremamente rigorosos com relação ao horário de entrada dos vestibulandos. Chegar atrasado pode significar a perda da prova. Deixe todos os documentos e materiais necessários em ordem e prontos para serem utilizados no dia da prova.

Alimentação: A alimentação saudável é indispensável para encarar as cinco horas de prova. É importante ingerir alimentos que ajudem a melhorar a performance do seu cérebro inclusive na hora da prova. Durante os dias que antecedem o exame, o candidato deve evitar ingerir alimentos que não esteja acostumado.  Evite produtos processados (fast food, salgadinhos, doces, refrigerantes, estimulantes), uma vez que provocam perda de concentração, e dê preferência aos carboidratos, frutas, verduras, grãos (nozes, castanha do pará, amendoas), chocolate gourmet (isento de gordura trans e pouco açúcar) e os isotônicos (água de côco, soro caseiro, Gatorad - a composição desses líquidos apresentam uma concentração de moléculas semelhante aos fluidos do nosso corpo, cujo objetivo é repor líquidos e sais minerais perdidos pelo suor durante a transpiração). Estes alimentos ajudam na produção de serotonina e esta por sua vez ativa o centro da memória.
No sábado (12), a orientadora aconselha que sejam ingeridas comidas leves no jantar, como saladas com atum e um copo de leite antes de dormir.  Já no café da manhã do domingo, uma boa opção é a famosa combinação banana, aveia e mel. “A banana ajuda a manter a calma, já o mel, por ser energético, facilita o raciocínio”, diz.

No dia da prova:

Alimentação: Durante a prova, o candidato deve manter-se bem hidratado e ingerir alimentos leves. “Pode-se levar uma maçã, barras de cereais e chocolate, de preferência os meio-amargos”, indica Márcia Portinho.

Horário: Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos sempre às 7h30min e fechados às 7h50min. É importante chegar com antecedência mínima de uma hora

Material: Para entrar na sala de provas, o candidato deve apresentar o mesmo documento de identidade original utilizado na inscrição. O material indicado é caneta esferográfica de tinta preta, lápis e borracha. Na segunda fase, é permitido o uso de caneta de tinta azul. É proibido o uso de máquina de calcular, agenda eletrônica, telefone celular, pager e relógio digital, além de chapéu, boné, viseira, lenço no cabelo, cachecol ou outros acessórios que não deixem as orelhas e os cabelos dos candidatos visíveis.

Durante a prova:

Calma: Ao responder à prova, tenha tranqüilidade. Leia e releia a questão antes de marcar a alternativa que julga ser correta. Pelo nervosismo, muitos candidatos acabam cometendo falhas “bobas” por não reler a questão.
Ritmo: É importante manter um ritmo e deixar para o final 30 minutos só para transcrever suas opções para o formulário de respostas,  que exige bastante concentração.
Atenção: Identifique claramente a situação ou problema proposto: O que é mesmo que a questão está solicitando? Qual assunto do conteúdo envolvido?

Enunciado: Preste atenção ao que o enunciado está pedindo: Compare, Analise, Justifique, Cite, Exemplifique, Retire do texto, etc.

Associação: Associe a situação identificada a um conjunto de princípios, leis e generalizações que explicam ou solucionam o problema.



Louise Pita
 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑