A operação Bahia sem Fogo estará em pauta, durante a 3ª Conferência Estadual do Meio Ambiente (3ª Cema), entre os dias 15 e 17 de outubro, no Centro de Convenções da Bahia, através da oficina Educação Ambiental: Combate e Prevenção a Incêndios Florestais. A atividade visa reforçar as ações do governo do Estado, que decretou situação de emergência em 60 municípios nas regiões da Chapada Diamantina e Oeste baiano em razão da estiagem e focos de incêndio.
Durante a oficina, a equipe de Educação Ambiental da Sema irá utilizar o Álbum Seriado de Educação Ambiental, desenvolvido pela Secretaria com intuito de instrumentalizar e potencializar a campanha de combate a incêndios florestais “Bahia sem fogo”. Segundo a coordenadora de Gestão Pedagógica da Sema, Silvani Honorato, o álbum surgiu de uma demanda do Comitê Estadual de Combate a Incêndios, com o intuito de proporcionar informação ambiental e qualificar o trabalho de prevenção e combate ao fogo.
Operação - Para reduzir as queimadas nestas áreas, o governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), vem intensificando o trabalho das equipes de fiscalização preventiva, que estão dando continuidade às operações do Bahia sem Fogo.
A ação consiste na presença de fiscais em campo, orientando produtores rurais a não utilizar o fogo em suas propriedades e notificando as irregularidades ambientais. Quando necessário, o órgão autua os produtores que descumprem a norma. O cidadão pode fazer denúncias de incêndios florestais, através dos números 193, do Corpo de Bombeiros, ou 08000 71 1400, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
3ª. Cema - Sob a coordenação da Sema, a Conferência vai tratar da Integração das Políticas do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, dividido em seis eixos de discussão, a 3ª Cema também irá oferecer ao público oficinas e espaços para atividades lúdicas e debates sobre educação e controle ambiental, regulação e unidades de conservação, entre outros.
0 comentários :
Postar um comentário