Cantora realiza apresentação erudita com visão contemporânea da música
A voz de Manuela Rodrigues vai ser a trajetória para um passeio musical de mil anos de música. Ela será atração do MusicAll, onde se apresentará acompanhada por mais quatro músicos executando peças clássicas ou eruditas, respeitando sua formação contemporânea, no dia 15 de outubro (segunda-feira), às 20h no Pelourinho. MusicAll faz parte do Tabuleiro das Segundas - série de eventos de música, literatura, arte, entretenimento, debates e teatro que acontece nas noites de segunda-feira.
O diretor musical do espetáculo, Saulo Gama, propõe um passeio pela musica erudita , no que tange o uso da voz desde os primórdios do cantochão (início da instrumentalização da voz), passando pelo período renascentista executando peças grandes compositores. "O repertório passeia pelos mais variados ritmos desde a Idade Média até o século XX. É um apanhado geral dentro da diversidade do que foi produzido para a música vocal. Vamos reviver um milênio de música com áreas de ópera, canção e até marchinhas”, explica Gama.
No repertório do MusicAll haverá composições de Carlos Gomes, o consagrado compositor brasileiro da ópera O Guarani , do alemão Wolfgang Amadeus Mozart, do compositor paraense Waldemar Henrique dentre outros nomes da música que terão suas composições apresentadas com uma leitura contemporânea.
Manuela Rodrigues cantará acompanhada por um quarteto de músicos: Saulo Gama, no piano, Márcio Pereira no violão e guitarra, Ivan Sacerdote na clarineta e Marcos Roriz no violoncelo). Cantora e compositora, Manuela Rodrigues, que tem dois discos lançados de música popular, é formada em canto lírico pela Universidade Federal da Bahia e já estudou música em New Orleans nos Estados Unidos.
Apesar da formação lírica, Manuela tem foco na carreira na música popular, mas viu no MusicALL a oportunidade de relembrar alguns dos compositores que fizeram parte de sua formação. "A participação no MusicALL será um prazer para mim, mas não será uma volta à música erudita. Será uma apresentação única e especial”, conta.
Tabuleiro das Segundas – Música, literatura, arte, entretenimento, debates e teatro nas noites de 2ª feira: isso éTabuleiro das Segundas, evento, gratuito e aberto ao público, que se subdivide em 4 ações mensais: Entrelinhas (literatura), realizado na última segunda-feira, ‘E eu com isso?’ (debates),MusicAll (música) e CenaMix (novos talentos). Nas duas primeiras semanas de cada mês, os eventos acontecem no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Salvador Shopping (Entrelinhas e ‘E eu com isso’). Nas últimas (MusicAll e CenaMix), o projeto vai para a Praça Tereza Batista (Pelourinho).
Realização: Arteiros Produções. Apoio financeiro: Fundo de Cultura do Estado da Bahia/Secult. Apoio de Teca (Teatro e outras artes), Piano e Acordeom Centro de Estudos, Boca de Cena, P55 Comunicação, Balé Folclórico da Bahia, Bazar Digital, Livraria Cultura, Pelourinho Cultural e Centro de Culturas Populares e Identitárias.
0 comentários :
Postar um comentário