Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Ipac promove melhorias na Praça das Artes, no Pelourinho


A Praça das Artes, um dos maiores espaços de contemplação e lazer do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador (CHS), passa por reforma a cargo do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), da Secretaria de Cultura do Estado (Secult). Já foram realizados serviços de paisagismo, poda de árvores e arbustos, plantio de mudas, re-iluminação, revestimento de piso, colocação de granito, pintura das paredes dos imóveis, instalação de uma gerência local e manutenção geral da área.

Criada a partir da década de 1990, com a junção de vários quintais e ruínas, a Praça das Artes se encontra no pavimento superior do estacionamento de mesmo nome com entrada pela Baixa dos Sapateiros (Avenida J.J. Seabra) e está inserida no Quarteirão Cultural do Pelourinho, que está localizado entre as ruas Gregório de Mattos, Frei Vicente e Ladeira do Ferrão. Da praça se tem bela vista para os bairros de Nazaré e Saúde, vendo-se monumentos tombados como o Lar Franciscano Santa Isabel.

“Trata-se de uma grande quadra multicultural e multifuncional que detém dezenas de imóveis originários dos séculos 17, 18, 19 e 20”, informa o diretor geral do Ipac, Frederico Mendonça. Um dos imóveis é o Solar Ferrão, que abriga quatro coleções estaduais de arte administradas pelo Ipac/Secult. A coleção Abelardo Rodrigues de Arte Sacra, a Claudio Masella de Arte Africana, a de Arte Popular Lina Bo Bardi, e a de instrumentos e esculturas musicais do músico suíço-brasileiro Walter Smetak.

Nesse quarteirão encontram-se a galeria estadual de arte do Ferrão, o Museu Tempostal, galerias particulares, lojas de artesanato, o Teatro XVIII da escritora Aninha Franco, o Cine XV do Circuito Sala de Arte de cinema, moradias, escritórios de órgãos e secretarias estaduais, como o Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador, além de um auditório do Ipac para 80 pessoas. “Essas melhorias marcam a volta do Ipac para essa área do Pelourinho, já que foi na Rua Gregório de Mattos – antiga Maciel de Baixo – onde começaram as ações do Instituto no final da década de 1960”, diz Mendonça.

Novos serviços

O dirigente estadual relata ainda a implantação do Centro de Documentação e Memória do Patrimônio Cultural da Bahia – que será aberto ao público a partir de janeiro (2013) –, da Coordenação de Articulação e Difusão (Coad) e da Gerência de Restauro de Elementos Artísticos (Cores), respectivamente nas casas nº 29 e 31 da Gregório de Mattos. A mais bem equipada biblioteca do Pelourinho – a Manuel Querino – estará nesses imóveis, recebendo gratuitamente estudantes do Centro Histórico e dos bairros vizinhos, como Saúde, Nazaré, Comércio, Santo Antônio, Soledade e Barbalho.

A Praça das Artes é muito conhecida por sediar anualmente o ‘Carnaval Infantil’ promovido pela prefeitura municipal, antes realizado no Passeio Público. Na casa nº 43 da Gregório de Mattos será instalado um escritório da Copa do Mundo 2014. “Com a reforma, a praça se tornará mais atrativa para melhor usufruto da população baiana e turistas que contarão com mais segurança e conforto”, comenta a coordenadora de Projetos do Ipac, Glória Claudia López.

Centro Histórico

Segundo o coordenador de Conservação Predial do Ipac, Raul Chagas, além da manutenção na praça, são feitos reparos em imóveis. “Os contratos de cessão das casas determinam as obrigações dos seus ocupantes, que geralmente são responsáveis pela manutenção”, ressalta Chagas.

No CHS o Ipac é responsável por dois estacionamentos, 235 imóveis, nos quais estão 370 unidades imobiliárias, mas que correspondem apenas a cerca de 9% dos imóveis dessa região na cidade. Pela Constituição de 1988, o Centro Histórico é de responsabilidade administrativa da Prefeitura de Salvador, sob tutela federal via Iphan/MinC e com ações pontuais do governo estadual.

Outros largos onde são promovidos shows, atividades de esporte e lazer, como Tereza Batista, Pedro Archanjo e Quincas Berro D'Água são gerenciados pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), da Secult, mas ganharão projeto de restauração do Ipac. Outras informações sobre as ações do Instituto no site, no facebook , e no twitter.

Foto: Lázaro Menezes/Ipac

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑