Oficina natalina, presépio, ornamentações, atividades recreativas, canto coral, música sinfônica, teatro, sorteios, almoço festivo e ceia. Desde o início de dezembro, o Hospital Geral Roberto Santos vive o clima da festa mais bonita do ano, o Natal, só terminando quando o ano também termina, no dia 31, com a Ceia de Ano-novo. A grande festa acontecerá na quinta-feira, dia 20, quando as festividades se estendem durante toda a manhã e a tarde, em diversas áreas do Hospital.
As atrações começam já às 8h30 da manhã, quando o grupo de voluntários da FG Produções atua com recreadores e maquiadores na Recepção principal, onde, às 9 horas, o Coral da Cidade se apresenta entoando canções natalinas. A partir das 11 horas, outros dois corais se apresentam no Refeitório, dando um toque de lirismo e religiosidade ao almoço dos servidores. São o Coral da Fundação José Silveira e o Coral Nutri Em Canto, do Serviço de Nutrição do HGRS.
Música sinfônica
O Coral Nutri Em Canto torna a se apresentar, durante a tarde, na Enfermaria Pediátrica – Ala C, no 4º andar, onde, das 13 às 15 horas, haverá sessão de cinema para os pequenos pacientes e seus acompanhantes, com distribuição de suco e pipoca. Às 15 horas acontece o ponto alto das festividades, no Auditório central, andar térreo, com a apresentação da Camerata Quarteto Novo da Orquestra Sinfônica da Bahia, que reúne os músicos André Becker (flauta transversal), Ilza Cruz (fagote), Djalma Nascimento (violoncelo) e Mário Soares (violino).
Após a apresentação da Camerata, será exibido um vídeo reunindo imagens de atividades desenvolvidas ao longo do ano no Hospital Roberto Santos durante o ano de 2012, seguindo-se sorteio de brindes e lanche. A dupla Alan Santiago e Thiago Lago encerram, com música, as atividades do dia. Mas a festa não para por aí: nas Enfermarias, o Coral Nutri Em Canto leva a doçura da música natalina para pacientes, acompanhantes, visitantes e funcionários, e dia 21 se apresenta na Recepção.
Ainda no dia 21, sexta-feira, o Serviço de Psicologia volta a oferecer, pela manhã, a Oficina Natalina, realizada no dia 5, e o Serviço de Nutrição oferece almoço festivo para os servidores; à tarde, o grupo Me Abraça traz peça teatral e lanche para as crianças na Enfermaria Pediátrica – Ala C. No Refeitório, acontece a Ceia de Natal às 22 horas do dia 24, o Almoço de Natal no dia 25 e, dia 31, a Ceia de Ano-novo às 22 horas.
Outras duas atividades, realizadas nos dias 6 e 15 de dezembro, merecem registro: dia 6, o Serviço de Odontologia fez palestra sobre Saúde Bucal, com distribuição de kits para as crianças e atividades lúdicas, em quatro ambientes: Ambulatório I, Enfermaria Pediátrica – Ala C, Nefropediatria e Emergência Pediátrica. No dia 15, foi a vez do grupo Escapa Riso levar diversão e brindes para as crianças, mantendo uma parceria que já acontece há vários anos.
Talento, solidariedade e consciência ambiental
A comemoração do Natal no HGRS acontece todos os anos. Mas, desta vez, o Hospital ganhou uma ornamentação mais ampla e diversificada, a começar pela árvore de luz na fachada principal. Há pinheirinhos em vários ambientes, alguns deles confeccionados com material reciclável, por iniciativa do Grupo MAIS, o grupo de mulheres do HGRS. Um dos setores mais mobilizados é a UTI Neonatal I, onde a cada ano se faz uma decoração diferente. Este ano, um boneco de neve enfeita a entrada ao lado da árvore e de um painel com cartões natalinos no tema Ursinho Pooh.
Foi da UTI Neo I que surgiu a atração maior deste Natal: o presépio montado no hall da Recepção principal. A peça, que vem chamando a atenção de todos, foi elaborada pela enfermeira Regina Freire, coordenadora do setor, e pelas técnicas de enfermagem Sueli, Ana Selma, Sulamita e Euclenice, com orientação da enfermeira Alba Nobre e da artista plástica Norma Néri. Foram usados materiais simples, como juta, bolas de isopor, pó de serra, armação de arame e plantas artificiais, além de bomba e pedras de aquário para compor a fonte.
O presépio sempre era montado na sala de entrada da UTI Neo, mas agora pode ser contemplado por todos que adentram o Hospital. “Atendemos a um pedido de André (Alcântara, coordenador de Recursos Humanos)”, diz Regina Freire. As funcionárias do setor também compuseram outros arranjos para ornamentar diferentes áreas do HGRS e, além do talento, exercem a solidariedade, junto com os médicos da Neo: no dia de Natal, distribuem kits completos de RN (recém-nascido) para as mães, além de cestas básicas para os funcionários encarregados da higienização. Afinal, a solidariedade é o sentimento mais importante nesta época do ano.
0 comentários :
Postar um comentário