Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 15 de março de 2013

Banco Itaú não respeita o estatuto do idoso


No ano em que o Estatuto do Idoso completa dez anos de atuação, infelizmente, ainda é comum ver idosos com os direitos sendo desrespeitados. Sejam as pessoas que não respeitam às filas preferenciais em bancos ou supermercados, sejam os que estacionam nas vagas de estacionamento reservado aos idosos, ou até mesmo as agressões físicas e psicológicas de que muitos idosos são vítimas diariamente. 

Apesar do avanço da legislação brasileira em resguardar os direitos dessa fatia considerável da população brasileira, ainda faltam políticas públicas que consigam, na prática, garantir o cumprimento dos direitos dos idosos.

Durante esta semana, entrei em três agências do Banco Itaú e pude observar nas três, que idosos chegavam ao banco e retiravam uma senha com numeração, sem horário e ficavam horas esperando atendimento. Em nenhum momento, os atendentes deram atenção e prioridade a esses idosos.

De acordo com o Estatuto do Idoso, é considerada idosa a pessoa com idade igual ou superior aos 60 anos. A família, a comunidade e o poder público têm o dever de garantir ao idoso, com absoluta prioridade, os direitos assegurados à pessoa humana.


Portanto, todas as agências bancárias devem cumprir as exigências inseridas na Legislação. Dentre elas, senha para atendimento prioritário, o prazo máximo de clientes aguardarem na fila, a instalação de biombos para evitar que outros vejam as operações em caixas eletrônicos e outros. 

Os atendimentos serão realizados por meio de senhas eletrônicas, que devem constar ao serem impressas, a data e hora da retirada do papel.

A Legislação prevê ainda que as agências bancárias precisam manter pelo menos uma cadeira de rodas à disposição de idosos com dificuldade de locomoção, além de fixar avisos visíveis dos locais onde estão as cadeiras de rodas. 

Vamos fazer valer nossos direitos!
Denise Morais - Repórter


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑