Um mutirão social realizado no bairro de Rio Sena, no subúrbio ferroviário de Salvador, levou para os moradores da região diversos serviços gratuitos desde a última sexta-feira (8). Neste sábado (9), o Mutirão Social continuou no Colégio Estadual Sara Violeta de Melo. São oferecidos serviços como agendamento para emissão de documentos, atividades culturais, atualização de cadastro no Bolsa Família e no Sinebahia, qualificação profissional, além de rodas de conversa sobre saúde da mulher, segurança alimentar, juventude, entre outros temas.
Esta é mais uma ação da Câmara Setorial de Prevenção Social do programa Pacto pela Vida, que ouviu a demanda da comunidade através de uma oficina de escuta realizada em janeiro deste ano e, agora, leva ao bairro os serviços de maior necessidade dos moradores. A estudante Natali Matos de Souza, 21 anos, foi tirar fotografias para usar em documentos e aprovou o evento. “Acho muito importante esse mutirão para as pessoas que moram em nossa comunidade, é um benefício que quem mora aqui não tinha”.
Já a dona de casa, Marli Santos, 28 anos, providenciou documentação para toda a família. “Estou gostando desses serviços e agendei a retirada de identidade para mim, meus quatro filhos e meu marido”.
Garantia dos direitos do cidadão
Quem também acompanhou as atividades neste sábado foi a secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Mara Moraes, que comentou a importância do mutirão. “O Estado está presente para garantir os direitos das pessoas. A função é trazer para o bairro um conjunto de serviços que a população tem direito, disponibilizando no mesmo nível de qualidade de outros bairros. O Pacto pela Vida tem ações de curto, médio e longo prazo, contribuindo para construção de um novo conceito de cidade”.
No colégio em Rio Sena também são oferecidos serviços de saúde, como o exame de HIV, feito pelo morador do bairro Jaquison Santos de Jesus, 24 anos. “Fiz o teste de HIV e achei muito eficiente, agora só estou esperando o resultado”. Essas ações de saúde foram acompanhadas de perto pelo secretário de Saúde, Jorge Solla. “Estão sendo feitos os procedimentos do programa Fique Sabendo, para testar doenças como aids e hepatite. As pessoas passam por orientação, palestras e já saem daqui com o resultado. São ações diversas que são feitas por secretarias do governo, importantes para prestar serviços fundamentais para comunidade”.
Combate à violência contra mulheres
As mulheres que foram ao mutirão puderam ter atendimentos voltados exclusivamente para elas. No espaço da Polícia Civil eram divulgadas as ações voltadas para o combate à violência doméstica e familiar. Já a Secretaria de Políticas para Mulheres distribuiu cartilhas com informações sobre a Lei Maria da Penha.
“Essa é uma sequência de um trabalho que a gente vem fazendo para reduzir os índices de criminalidade nesta integração entre Estado e comunidade. Fizemos rodas de diálogos com diversos terreiros da comunidade, discutindo o papel e a inserção da mulher. Estamos aqui para contribuir para a redução da violência”, explicou a secretária de Políticas para Mulheres, Vera Lúcia Barbosa. Para proporcionar este mutirão trabalharam em conjunto diversos órgãos e secretarias estaduais.
SECOM
Foto: Carol Garcia / GOVBA
0 comentários :
Postar um comentário