A Operação Evenbox da Policia Federal (PF) teve origem em um pedido de cooperação internacional solicitado pelo governo Inglês a partir de investigação criminal realizada pela Procuradoria de Investigações Criminais da Receita e Alfândega do governo inglês.
O pedido de cooperação policial internacional tem fundamento em tratado internacional entre o governo do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e o governo brasileiro.
O dinheiro, algo em torno de estimadas em 60 milhões de libras esterlinas, o equivalente a R$ 180 milhões, teria sido supostamente desviado durante operações de sonegação fiscal, fraudes contábeis e evasão de divisas, com base em informações falsas relacionadas a investimentos em “tecnologias verdes”.
Durante as investigações da PF em conjunto com os investigadores ingleses, foram identificadas 379 empresas supostamente envolvidas no esquema que teriam feito pedidos fraudulentos para dedução de impostos para atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D), por meio de uma empresa sediada na Ilha Maurício chamada “Carbon Research Development Limited (Carbono Pesquisa e Desenvolvimento Ltd.).
Maurícia (português europeu) ou Maurício (português brasileiro), oficialmente República da Maurícia (português europeu) ou do Maurício (português brasileiro), é um país do oceano Índico, constituído pelas ilhas Mascarenhas orientais (ilha Maurícia e ilha Rodrigues) e por dois arquipélagos de ilhotas mais a norte: as ilhas Cargados Carajos e Agalega. Os seus vizinhos mais próximos são o departamento francês de Reunião, a oeste, e as Seychelles, a norte. Sua capital é Port Louis. Forma juntamente com a Líbia e com o Seychelles, o grupo de países do continente africano com Índice de Desenvolvimento Humano considerado alto.
Usando triangulações a empresa Carbon Research Development Limited teria então firmado contratos de fachada (supostamente fraudulentos) com uma empresa sediada no Rio de Janeiro.
A Policia Federal explicou ainda que a operação policial da última sexta-feira (1º/03) comprovou que a empresa não funcionava nos endereços declarados.
A operação envolveu autoridades inglesas e brasileiras como a embaixada britânica em Brasília, o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Internacional do Ministério da Justiça brasileiro e a procuradoria da República no Rio.
Os mandados de buscas e apreensões foram expedidos pelo juiz da 4a Vara Criminal do Rio de Janeiro.
Fonte A Máfia do Lixo
0 comentários :
Postar um comentário