As vítimas de traumas de face por acidente ou briga, atendidas nas emergências de Salvador, durante o carnaval, poderão participar de um mutirão de cirurgias de trauma de face que será realizado no próximo domingo, 10 de março, pela equipe de cirurgiões bucomaxilofaciais da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, no centro cirúrgico do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS). Para isso, os pacientes devem procurar o ambulatório de bucomaxilofacial do hospital com a recomendação médica feita no atendimento emergencial e agendar o procedimento.
Segundo a professora do curso de Odontologia da Bahiana e cirurgiã bucomaxilofacial, Prof.ª Dra. Lívia Zerbinati, "todos esses pacientes sofreram fraturas faciais que, caso não sejam operados com brevidade, irão consolidar, resultando em danos permanentes. Temos hoje uma lista de espera de pacientes com fraturas de face que devem ser operados em até um mês após o trauma", explica. O corpo clínico e cirúrgico bucomaxilofacial que atende no hospital é formado por professores e estudantes do programa de residência em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial da Bahiana, em parceria com o HGRS.
A cirurgiã esclarece que, durante o carnaval e o período que o sucede, é alto o índice de ocorrências de traumas por acidentes e esses pacientes acabaram sem horário disponível para serem submetidos ao tratamento. "Apesar da dedicação, foi impossível operar todos os pacientes e, por isso, vamos realizar esse mutirão no próximo domingo", declara Dra. Lívia Zerbinati. Outro ponto importante levantado é que, a depender da procura pela realização de cirurgias, outros mutirões poderão ser realizados nas próximas semanas.
O serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Bahiana/HGRS funciona todos os dias, na emergência e no ambulatório, além de quatro horas semanais no centro cirúrgico do Hospital Geral Roberto Santos, sendo parte do programa de residência em Odontologia da Bahiana.
A residência em Cirurgia Bucomaxilofacial está inserida no Hospital Geral Roberto Santos como um serviço que presta consultas, cirurgias de médio e grande porte, atendimento de emergência em regime de sobreaviso e acompanhamento de pacientes internados no referido hospital, preenchendo uma importante lacuna social em saúde bucomaxilofacial.
0 comentários :
Postar um comentário