O Dia Mundial das Comunicações Sociais é lembrado neste domingo (12), data em que a Igreja Católica celebra a Solenidade da Ascensão do Senhor. Por conta deste momento especial, o Papa Emérito Bento XVI transmite sua mensagem que tem o título “Redes sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização”.
O texto de Bento XVI sugere algumas reflexões sobre uma realidade cada vez mais importante no que diz respeito à maneira como as pessoas comunicam atualmente entre si, tomando como base o desenvolvimento das redes sociais digitais que, segundo ele, contribuem para a aparição de uma nova ágora, uma praça pública onde as pessoas partilham ideias, informações, opiniões e podem ainda ganhar vida novas relações e formas de comunidade.
O Papa Emérito não é contrário a este recurso de comunicação que é bastante utilizado por pessoas de todas as idades. Mas, entende que, quando bem e equilibradamente valorizados, contribuem para favorecer formas de diálogo e debate que, se realizadas com respeito e cuidado pela privacidade, com responsabilidade e empenho pela verdade, podem reforçar os laços de unidade entre as pessoas e promover eficazmente a harmonia da família humana.
Um dos trechos desta mensagem pode traduzir a preocupação de que as pessoas sejam autênticas quando se expressam a partir das redes sociais, o que pode ser compreendido como um apelo, no Ano da Fé, para que o internauta não negue a sua fé em Deus motivado apenas por uma onde de modismos. “A cultura das redes sociais e as mudanças nas formas e estilos da comunicação colocam sérios desafios àqueles que querem falar de verdades e valores. (...) Às vezes, a voz discreta da razão pode ser abafada pelo rumor de excessivas informações, e não consegue atrair a atenção que, ao contrário, é dada a quantos se expressam de forma mais persuasiva”, escreve.
O desafio que as redes sociais têm de enfrentar, na opinião de Bento XVI, é o de serem verdadeiramente abrangentes. “Então, beneficiarão da plena participação dos fiéis que desejam partilhar a mensagem de Jesus e os valores da dignidade humana que a sua doutrina promove. Na realidade, os fiéis dão-se conta cada vez mais de que, se a Boa Nova não for dada a conhecer também no ambiente digital, poderá ficar fora do alcance da experiência de muitos que consideram importante este espaço existencial. O ambiente digital não é um mundo paralelo ou puramente virtual, mas faz parte da realidade cotidiana de muitas pessoas, especialmente dos mais jovens”, observa. “A autenticidade dos fiéis, nas redes sociais, é posta em evidência pela partilha da fonte profunda da sua esperança e da sua alegria: a fé em Deus, rico de misericórdia e amor, revelado em Jesus Cristo”, acrescenta.
De modo mais amplo, Bento XVI sugere na mensagem que os meios de comunicação social necessitam do compromisso de todos aqueles que estão cientes do valor do diálogo, do debate fundamentado, da argumentação lógica; precisam de pessoas que procurem cultivar formas de discurso e expressão que façam apelo às aspirações mais nobres de quem está envolvido no processo de comunicação.
0 comentários :
Postar um comentário