Gestantes da Casa do Parto da Mansão do Caminho ganham enxovais das Voluntárias
Dentro da comemoração ao Dia Nacional de Combate à Redução da Morte Materna, as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) entregaram nesta terça-feira (28), via Programa de Melhoria da Saúde Materna e Neonatal, enxovais a 100 gestantes da Casa do Parto da Mansão do Caminho, em Salvador.
Durante o evento, a enfermeira Kátia Colavolpe, obstetra do Centro Espírita Mansão do Caminho, falou da importância do parto normal e de todos os cuidados que as futuras mães precisam ter durante e depois do parto.
Marinalva Carvalho, 33 anos e cinco filhos (grávida do sexto), que fez o pré-natal na Casa do Parto da Mansão do Caminho, disse que estava feliz em receber o enxoval. “Fiz o cadastro, tudo direitinho, e participo das rodas de conversa para ser orientada, e, graças a Deus, estou recebendo mais uma vez o meu enxoval”.
Segundo Tânia Lessa, que representou a presidente das VSBA, Fátima Mendonça, as Voluntárias buscam, através do programa, contribuir com a redução da mortalidade materna no estado. “É muito importante esse trabalho de conscientização para que todas as gestantes façam o pré-natal, e o enxoval é um mimo para as mães”.
O Programa de Melhoria da Saúde Materna e Neonatal é realizado em parceria com órgãos governamentais e da iniciativa privada, por meio de ações socioeducativas voltadas às gestantes em situação de vulnerabilidade social, visando ao incentivo à realização do pré-natal e consequentemente à redução dos indicadores de morte materna e neonatal. Após o cumprimento das etapas do programa, a gestante é contemplada com um enxoval para o bebê.
Na Bahia, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) tem compromisso com a redução da mortalidade materna e infantil e sistematiza a vigilância do óbito materno e infantil nos 417 municípios do estado.
Entre outras ações, a Sesab oferece assistência pré-natal ampla, gratuita e qualificada, continuidade da assistência do pré-natal ao parto e puerpério, assistência ao parto de forma segura e humanizada, garantia da consulta puerperal para identificação de complicações tardias e para oferta de contracepção, assistência eficaz às urgências e emergências maternas.
Foto: Adenilson Nunes
0 comentários :
Postar um comentário