Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Grupos de risco para o Glaucoma

Negros e pessoas acima de 40 anos entre grupos de risco para Glaucoma

De acordo com as estatísticas divulgadas pelo Ministério da Saúde, 1 a 2% da população acima de 40 anos é portadora de algum tipo de Glaucoma. Assim, este é o principal grupo de risco para a doença, pessoas que, a partir desta idade, devem manter consultas regulares ao oftalmologista a fim de identificar precocemente o possível aparecimento da doença. De acordo com o médico oftalmologista especialista em Glaucoma do DayHORC, Rogério Vidal (CRM 13.788), outras características predominantes para aparecimento do Glaucoma também devem ser observados e tratados com prioridade.

Para alertar à população sobre a importância da prevenção e tratamento do Glaucoma, a Sociedade Brasileira de Glaucoma marcou no calendário nacional o 26 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma.

O glaucoma é uma doença de caráter hereditário, e por isso em famílias de portadores de glaucoma há a necessidade que todos façam os exames preventivos. Nesta linha, o médico Rogério Vidal destaca a presença da doença entre pessoas de etnia negra e oriental. “Os negros, por exemplo, têm até quatro vezes maior chance de desenvolver o Glaucoma, sendo necessário cuidado redobrado com este grupo de risco”, declarou doutor Rogério.

Ainda estão entre os grupos de risco, pessoas diagnosticadas com alta miopia e hipermetropia; pessoas portadoras de enxaqueca; bem como aqueles que fazem uso de medicação que induzem a dilatação da pupila, a exemplo de remédios de combate à incontinência urinária e antidepressivos.
“Sobre os míopes, o Glaucoma está presente em maior incidência naqueles com grau superior a 6, chamados altos míopes. Também é preciso reforçar o controle entre pacientes diabéticos, e aquelas pessoas que passaram por algum tipo de trauma ocular, ou doença intraocular, a exemplo de tumores no olho”, detalhou o médico Rogério Vidal.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑