O Ponto de Encontro que trabalha com usuários de álcool e drogas, localizado no Centro Histórico em Salvador (CHS), teve uma movimentação diferente na manhã desta sexta-feira (17), com o lançamento do livro ‘Pedaços de Mim’, de Ana Auridina Uchoa, uma das representantes do Grupo de Mulheres Usuárias dos Serviços de Saúde Mental. A publicação, que recebeu o apoio das Voluntárias Sociais da Bahia, relata a trajetória vivida por Ana a partir de 2002, quando foi diagnosticada com transtorno bipolar e conheceu a realidade manicomial.
“As dificuldades e experiências de quem vive o sofrimento mental é algo muito forte. Hoje, estou feliz em lançar este livro, contando a minha trajetória”, disse Ana. A psicóloga do Ponto de Encontro, Carolina Moreira, fez o prefácio do livro, o que considerou “um presente. A arte é a melhor forma de expressão".
Segundo a coordenadora do serviço social das Voluntárias, Tânia Nogueira, que acompanha as atividades do grupo, é uma responsabilidade dar visibilidade a essas mulheres, “demonstrar que parte do seu sofrimento vem do preconceito e da discriminação. Incluí-las como cidadãs de direitos é a nossa tarefa".
Participaram do evento também os usuários de diversos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), profissionais da área de saúde mental, familiares da autora, profissionais e os frequentadores do Ponto de Encontro, que também tiveram a oportunidade de assistir a uma apresentação de rap, de autoria dos companheiros no atendimento.
Ponto de Encontro
Um espaço de atenção aos dependentes químicos e um local de apoio social aos usuários de drogas para deixar o vício. Essa é a característica do Ponto de Encontro, localizado no prédio desativado da Escola Marquês de Abrantes, na Rua do Boqueirão, bairro do Santo Antônio Além do Carmo.
Foto: Alberto Coutinho/GovBa
0 comentários :
Postar um comentário