Para melhorar o tráfego na região da orla marítima de Salvador, o governador Jaques Wagner assinou nesta segunda-feira (20), ao lado do prefeito ACM Neto, a ordem de serviço para duplicação da Avenida Pinto de Aguiar, que liga as avenidas Octávio Mangabeira (orla) e Luiz Viana Filho (Paralela), no bairro de Pituaçu.
A Pinto de Aguiar, que vai contar com seis faixas de rolamento de tráfego – três por cada pista –, será uma das vias alimentadoras do Sistema Metroviário (Linha 2), na Paralela. Também vai ganhar ciclovia e passeios nos seus 3,5 quilômetros de extensão.
Com investimento de R$ 70 milhões, incluindo recursos destinados a desapropriações, as obras serão realizadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). A previsão é de que sejam concluídas em um ano. Além da duplicação, a Pinto de Aguiar terá serviços complementares de urbanização, pavimentação, micro e macrodrenagem, contenção, paisagismo, iluminação pública e sinalização.
Segundo o motorista Mário Jorge Souza, a duplicação vai dar mais agilidade ao tráfego do local, reduzindo o tempo dos motoristas. “Trabalho com entrega de materiais e com o trânsito fluindo melhora muito. Toda a cidade vai ganhar com isso”.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, explica que as três faixas de cada pista da via principal serão separadas por um canteiro central. Das três faixas, uma será preferencial para o transporte coletivo e, progressivamente, a partir de adequações, poderá operar com BRT (Bus Rapid Transit).
Corredor de transporte de alta capacidade
A Pinto de Aguiar será integrada à Paralela, formando uma via alimentadora que poderá fazer parte de um verdadeiro corredor de transporte de alta capacidade até a Estação Pirajá, passando pela Avenida Gal Costa.
“Esta é mais uma ordem de serviço para melhorar o tráfego de Salvador. Ainda este ano, vamos licitar a duplicação da Avenida Gal Costa e em seguida a ligação Lobato-Pirajá. Todas essas vias terão corredor exclusivo, permitindo a alimentação para a estação do metrô na Paralela”, destaca o governador.
Manu Dias/GOVBA
0 comentários :
Postar um comentário