Mabel Veloso e Jorge Portugal ministram palestra-oficina no Projeto “Histórias da Copa”
O festival de artes integradas acontece em Camaçari, Lauro de Freitas e Salvador, entre os dias 17 e 19 de junho.
Os professores Mabel Velloso e Jorge Portugal, que integram o quadro educacional do projeto “Histórias da Copa – Festival de Artes Integradas”, estiveram presentes nos municípios de Camaçari (Escola Paulo Freire) e Lauro de Freitas (Terminal Turístico), nessa segunda-feira (17). Eles ministraram palestras/oficinas para os alunos da rede municipal de ensino, que estão entre o 1º e 9º ano, e abordaram formas de escrita e importância do tema futebol, dentro da literatura brasileira. O objetivo desses encontros é solidificar o conhecimento dos participantes do projeto, que elegerá as 20 melhores redações, sobre o esporte, em cada cidade.
“O bom do futebol é que podemos relacioná-lo com as diversas matérias presentes nos nossos estudos. Se falamos de países participantes, entramos na sua geografia, se vamos para os números de classificação, estamos na matemática, e assim sucessivamente”, disse Jorge Portugal. “Não é somente vibrando e gritando ‘gol’ que fazemos o Brasil vencer. Precisamos estudar, nos dedicar e nos importar com a literatura, para assim termos mais conhecimento e sermos campeões” completou Mabel Velloso.
Histórias da Copa – Festival de Artes Integradas
O período que compreende a Copa das Confederações 2013 vai servir de estímulo para os alunos da rede municipal de ensino fundamental, nas cidades de Camaçari, Lauro de Freitas e Salvador, que poderão participar do projeto “Histórias da Copa – Festival de Artes Integradas”. A literatura, integrada ao cinema e as artes plásticas, será o foco principal desse festival que terá o futebol como tema, e que vai ocorrer entre os dias 17 e 19 de junho. O Fazcultura, a Secretaria de Cultura da Bahia e a Oi, assinam a apresentação do projeto, com a produção da Maurício Pessoa Produções e realização da Universal Projects.
O objetivo do “Histórias da Copa” é que esse público infanto-juvenil, que compreende alunos que integram do 1º ao 9º ano fundamental, se sintam inseridos no contexto desse evento esportivo de grande porte, que estará ocorrendo no país, e na capital baiana. Com isso, será proposto a esses alunos um concurso literário, onde eles terão que redigir uma redação com o tema “A Copa da Minha Vida”. Uma comissão julgadora vai selecionar 20 textos em cada escola, de cada um dos três municípios participantes, totalizando assim 60 textos, que serão publicados em um livro, no final do projeto.
Para preparar os alunos, as escolas vão receber palestras/oficinas com profissionais que apresentarão a eles o mundo literário e a beleza da escrita, além da abordagem do tema futebol. Quem se responsabilizará por isso é o educador, compositor e poeta Jorge Portugal, conhecido como um dos melhores professores e palestrantes de redação do estado, além de responsável por vários projetos que difundiram a cultura jovem. Em sua companhia, Mabel Velloso, também educadora, compositora e escritora, autora de títulos como “Caetano Veloso” (Ed. Moderna, 2002), “Gilberto Gil” (Ed. Moderna, 2002) e “Medo do Escuro” (Ed. Paulinas, 2007).
A mostra “Dente de Leite”, do CINEfoot – Festival de Cinema de Futebol – será apresentada nas escolas, como mais uma forma de sensibilização e de apresentação de conteúdo sobre o tema. A programação, que dará ainda mais embasamento para a produção dos textos, levará aos alunos a exibição de curtas infanto-juvenis a cerca do futebol.
E finalizando a composição das atividades, a exposição “O que Salvador tem para mostrar nos eventos esportivos”, realizada por jovens de 08 a 17 anos, da Fundação Cidade Mãe, também servirá de apoio para basear a escrita dos alunos. Eles serão levados pelo projeto ao local, para que tenham contato com as artes visuais, e assim que percebam como um único tema pode gerar várias formas de arte.
Para incentivar a participação dos alunos no projeto “Histórias da Copa”, serão realizados os sorteios de 03 (três) pares de convites, um em cada escola do município participante, que darão acesso ao estádio Arena Fonte Nova, em um dos jogos do Brasil, na Copa das Confederações, em Salvador.
Cronograma:
Camaçari | Escola Paulo Freire
17 de junho (segunda-feira)
08h30 às 12h: Palestra/oficina com os professores Mabel Velloso e Jorge Portugal, e sorteio dos ingressos.
13h30 às 17h: Exibição de filmes – CINEfoot.
18 de junho (terça-feira)
Desenvolvimento dos textos pelos alunos.
Lauro de Freitas | Terminal Turístico de Lauro de Freitas
17 de junho (segunda-feira)
14h às 17h: Palestra/oficina com os professores Mabel Velloso e Jorge Portugal, e sorteio dos ingressos.
18 de junho (terça-feira)
09h às 11h30: Exibição de filmes – CINEfoot.
19 de junho (quarta-feira)
Desenvolvimento dos textos pelos alunos.
Salvador | IMEJA – Instituto Municipal de Ensino Professor José Arapiraca
18 de junho (terça-feira)
09h às 11h30: Palestra/oficina com os professores Mabel Velloso e Jorge Portugal, e sorteio dos ingressos.
14h às 17h: Exibição de filmes – CINEfoot.
19 de junho (quarta-feira)
Desenvolvimento dos textos pelos alunos.
0 comentários :
Postar um comentário