Semana Missionária em Salvador é encerrada com missa na Praça Castro Alves.
Missionários brasileiros e estrangeiros participaram de uma missa presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, na Praça Castro Alves, nesse sábado (20), às 17h. A celebração marca o encerramento da Semana Missionária em Salvador e o envio dos jovens à Jornada Mundial da Juventude(JMJ), realizada no Rio de Janeiro na próxima semana. A pré-jornada contou com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur).
Para Dom Murilo, a Semana Missionária em Salvador foi um passo importante dado pelos jovens baianos. "É uma oportunidade dos jovens perceberem a sua potencialidade e acreditarem que são capazes. Eles fizeram toda uma mobilização para levar dois mil jovens do estado para a jornada", disse o arcebispo, que ressaltou também o comprometimento do público juvenil. "Mostraram seriedade para buscar algo sério e são capazes de realizar grandes organizações".
Dom Murilo afirmou ainda que os jovens devem continuar motivados pela fé para conseguir seus objetivos. "A jornada não deve terminar aqui e os jovens devem buscar sempre suas realizações. Espero que ela seja vivida em cada lugar do país e que os jovens possam saber que Cristo tem um propósito para eles", concluiu Dom Murilo.
Próxima ao monumento do poeta baiano Castro Alves estava a imagem de Cristo com braços abertos (símbolo da JMJ) dando boas vindas à multidão de fiéis que chegou ao local, depois de uma caminhada embalada por um trio elétrico ao som da banda Ebrom, que começou no Campo Grande. Tendo como cenário a bela vista da Baía de Todos-os-Santos, os jovens demonstravam euforia e gratidão pelos baianos. "Esta é uma festa muito bonita. Subi no trio e fiquei emocionada com tudo que estou vivendo aqui", disse Carla Gonzales, 17 anos.
Acomodados em frente ao palco, os jovens missionários cantaram louvores enquanto aguardavam para assistir à missa celebrada por Dom Murilo. A mexicana Irmã Lúcia, que participou da Semana Missionária em Salvador, revelou que não esquecerá os momentos vivenciados na cidade e elogiou os baianos. "É uma experiência inesquecível porque vocês são acolhedores, alegres, dinâmicos e com um comprometimento excelente", disse a religiosa, que é missionária do Santíssimo Sacramento de Maria Imaculada.
Para os baianos que acomodaram e conviveram com missionários de diversos lugares do mundo, a pré-jornada também foi importante. "É uma sensação muito positiva para a gente, que recebeu esses jovens, poder ver a universalidade que a fé tem. Compartilhamos cultura e costumes diferentes e tudo ocorreu muito bem", disse Irmã Idalina.
Geisa França, 26 anos, falou da importância de participar da Semana Missionária de Salvador. "É uma felicidade muito grande poder compartilhar experiências com pessoas de diversos lugares do mundo que proclamam o mesmo sentimento por Cristo: a fé", disse.
Durante a estada na Bahia, os missionários contataram com apoio de guias de turismo. Na manhã desse sábado (20), eles visitaram a Arena Fonte Nova, assistiram a um vídeo sobre os atrativos das 13 zonas turísticas da Bahia e receberam um catálogo com informações das principais igrejas, festas religiosas, museus de arte sacra e Irmã Dulce e Irmã Lindalva (religiosas radicadas na Bahia que foram beatificadas pela Igreja Católica).
Nesta segunda-feira (22), cerca de dois mil visitantes, sendo 800 turistas estrangeiros e de outros estados, além de 1,2 mil jovens baianos viajam para o Rio de Janeiro com o intuito de participar da Jornada Mundial da Juventude. Ao todo, 25 ônibus levarão parte dos fiéis. Outro grupo seguirá de avião.
Bahia na ExpoCatólica - A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) e a Bahiatursa participam da ExpoCatólica 2013 com um estande de 200 metros quadrados, no qual os visitantes encontrarão informações detalhadas sobre a Bahia como destino de turismo religioso, receptivo com baianas tipicamente trajadas e exposição de fotos. Atrativos como as igrejas do Bonfim, Rosário dos Pretos, Memorial Irmã Dulce e o Santuário de Bom Jesus da Lapa serão mostrados na feira, assim como manifestações como a Festa da Irmandade da Boa Morte, de Cachoeira, a Procissão do Fogaréu, de Serrinha, e a Romaria de Monte Santo.
Outra atividade que será promovida no estande da Bahiatursa é a exibição diária de filmes sobre algumas das mais importantes e famosas manifestações católicas encontradas no estado. As sessões acontecerão sempre às 15h, 17h e 19h, com documentários sobre a Festa de Santa Bárbara, Festa de Nosso Senhor do Bonfim e a Procissão do Nosso Senhor Bom Jesus dos Navegantes. Também haverá um ciclorama (painel fotográfico em três dimensões) para os visitantes da feira registrarem imagens como se estivessem à frente da Igreja do Bonfim ou em uma paisagem da Chapada Diamantina.
Foto Rita Barreto
0 comentários :
Postar um comentário