Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Coberturas e Eventos

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Projeto Baleia Jubarte promove Exposição Fotográfica



Projeto Baleia Jubarte promove Exposição Fotográfica em Shopping da capital baiana

Para marcar a temporada reprodutiva das baleias jubarte na Bahia, o Projeto Baleia Jubarte, patrocinado pela Petrobras, promove uma exposição fotográfica no Shopping Bela Vista, em Salvador. Nas imagens, o trabalho dos pesquisadores em alto-mar, ações de Educação Ambiental, o turismo de observação de baleias e, claro, as baleias jubarte. Além das fotos, destaque para a réplica que mostra um dos comportamentos mais comuns da espécie, chamado de exposição caudal parada, quando a jubarte fica com a cauda exposta sobre a superfície com o restante do corpo submerso. A réplica fica no Centro de Visitantes do Instituto Baleia Jubarte, em Praia do Forte, e foi retirada temporariamente para enriquecer a mostra.   A Exposição vai até o dia 31 de agosto, tem entrada franca e pode ser visitada no horário de funcionamento do Shopping: segunda a sábado das 9h às 22h e domingo das 13h às 21h.

A Exposição conta com 20 painéis com destaque para as fotos que ilustram o comportamento e a anatomia das gigantes do mar. De acordo com a coordenadora do Projeto Baleia Jubarte, Márcia Engel, “a ação tem como objetivo lembrar a necessidade de conservação da espécie e do ecossistema marinho, de forma geral, sensibilizar a população, informar e chamar a atenção para a presença de 14 mil baleias jubarte no Brasil – sendo que 90% delas ficam no extremo sul da Bahia e no norte do Espírito Santo, sendo Abrolhos o principal ponto reprodutivo da espécie em todo o Atlântico Sul Ocidental”. Lá elas se reproduzem e amamentam suas crias e podem ser avistadas de perto pelos que se aventuram no turismo de observação de baleias. O salto, quando chegam a expor até 2/3 do corpo, a exposição caudal parada e a batida da nadadeira peitoral, que pode chegar a medir 1/3 do comprimento total da baleia são comportamentos comuns retratados nas imagens.

As baleias jubarte ficam no Brasil até novembro e depois retornam para a área de alimentação, nas proximidades das ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul, distantes cerca de 4.500 quilômetros de Abrolhos.

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑