Evento acontece no dia 25 de agosto no Largo Pedro Archanjo
Voltado para profissionalização de jovens estudantes de baixa renda do Centro Histórico de Salvador e áreas vizinhas, o projeto TV Pelourinho forma mais uma turma no próximo domingo, dia 25 de agosto, a partir das 14h, em solenidade na Praça Pedro Archanjo, no Pelourinho. No total, 200 estudantes vão receber certificados. Eles obtiveram formação em três áreas do mercado de vídeo e televisão: produção, edição e fotografia.
A iniciativa é da ong Ação pela Cidadania em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), através do programa Jovens Baianos. A idéia do projeto, que teve duração de um ano, é possibilitar a formação dos jovens (na faixa etária de 16 a 24 anos) em funções técnicas que facilitem a sua inserção no mercado de trabalho.
Segundo o coordenador do projeto TV Pelourinho, André Actis, durante o curso os jovens tiveram a oportunidade de exercitar a linguagem de vídeo e televisão, produzindo conteúdos e desenvolvendo a parte técnica que dá suporte à finalização destes produtos audiovisuais. Como exemplo desse aprendizado, um documentário inteiramente produzido pelos alunos sobre o Centro Histórico de Salvador será apresentado durante a solenidade de formatura.
O que é TV Pelourinho
O projeto TV Pelourinho teve início em 2008 e já formou aproximadamente 1.400 jovens na cadeia produtiva do audiovisual. Ao longo desses cinco anos, o projeto consolidou uma rede social composta por importantes instituições: Fundação Roberto Marinho, Ministério da Cultura, Governo da Bahia através da Secretaria de desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Prefeitura de Irecê, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia, Associação Viva Madeleine (Paris).
Com núcleos em Salvador, Irecê e Senhor do Bonfim, a TV Pelourinho conta com uma estrutura de laboratório de edição e equipamentos de áudio e fotografia para a formação dos jovens. Além disso, dispõe de produtora social da Rede TV Jovem, que tem o objetivo de gerar renda e emprego, propiciando a inserção do jovens no mercado de trabalho, o que se constitui em uma das principais metas do projeto.
Grandes profissionais do mercado integram a equipe de professores, sempre auxiliados por jovens formados no projeto. Juntos, eles desenvolvem produtos e serviços do audiovisual: realização de documentários, cobertura de eventos, elaboração de roteiros, produção, edição de vídeos, elaboração e pesquisas para desenvolvimento da criação artística, finalização de filmes, vídeos de ficção, clips e matérias informativas sobre temas variados.
Na programação da formatura, serão divulgados os vencedores do “Festival de 1 Minuto”, cujo prêmio será uma viagem para Alemanha com duração de 20 dias, em um intercâmbio cultural com instituições daquele país.
Contatos para entrevista
André Actis (Ong Arte pela Cidadania) – 9918-5030/ 3419-2070/ 3419-2071
0 comentários :
Postar um comentário