Salão do Estudante: Saiba como não cair em armadilhas na hora do intercâmbio.
Colocar o pé na estrada conhecer gente nova, aprender ou aperfeiçoar um outro idioma, conhecer novos lugares, novas culturas é o desejo de todo jovem. Mas antes de colocar a mochila nas costas e sair por aí "sem eira e nem beira", tome alguns cuidados para que essa experiência não se torne um pesadelo. Sair do país seja para fazer turismo ou para estudar exige muitos cuidados e apesar das ofertas cada vez mais atraentes o ideal é saber onde você está se metendo. Com o objetivo de orientar estudantes que pretendem fazer algum tipo de curso educacional no exterior, a organização do Salão do Estudante, maior feira de intercâmbio e cursos no exterior da América Latina, que acontece no mês de setembro em 8 cidades (Salvador; Recife; Belo Horizonte; Vitória; Rio de Janeiro; Curitiba; Ribeirão Preto e São Paulo), dá dicas para que o estudante não caia em armadilhas. A feira irá reunir as melhores agências de intercâmbio do Brasil em um só lugar. O Salão do Estudante reuniu algumas dicas para quem planeja visitar o evento e colocar o pé na estrada.
1- Destino
Antes de escolher o país que pretende viajar pesquise e colha o máximo de informações sobre ele. Busque detalhes sobre o clima, a cultura, a gastronomia e veja as dificuldades que você poderá enfrentar ao longo da viagem.
2-Conhecer o idioma
Dependendo do curso que pretende fazer desconhecer totalmente o idioma pode ser um problema. Chegar em um país e não saber nada do idioma pode fazer com que você demore mais tempo para aprender e não aproveite as chances oferecidas pela instituição. Faça um curso de idiomas em seu país e aprenda pelo menos o básico. Isso o ajudará e muito!
3- Clima e cultura
Vivemos em um país tropical e por esse motivo é muito importante saber as dificuldades encontradas em países com baixa temperatura. Se você é daqueles que odeia frio, leve isso em consideração. Providencie roupas apropriadas e tente saber mais sobre as adversidades do clima do país escolhido. A cultura é outro ponto importe. O significado da frase "Quando em Roma, faça como os romanos", deve ser aplicada em qualquer parte do mundo. Você deve respeitar as culturas e costumes do lugar que viverá por um certo período.
4-Acomodação
Na hora de escolher a acomodação não leve em conta apenas o preço. Se você é tipo que não gosta de ter horário para chegar e tem problemas em respeitar regras, se hospedar em uma casa de família pode não se uma boa ideia. Pesquise as acomodações dentro das universidades ou até mesmo em hotéis. Caso você opte em ficar casa de família pesquise muito bem. Busque referências sobre a família, fale com quem já esteve hospedado no local. Amplie a comunicação. Use skype para falar com os membros dessa família que te acolherá. Veja as condições da casa e não tenha vergonha de pedir fotos do lugar onde você ficará acomodado.
5- Deslocamento
Escolher a acomodação próxima ao local onde fará seu curso é fundamental. Isso fará com que você não perca tempo e de quebra fará uma economia.
5- A instituição
Não saia escolhendo qualquer instituição somente pelo preço. Veja se ela é séria e possui certificações internacionais. Converse com ex-alunos e olhe a grade de atividades para checar se a escola está de acordo com suas expectativas.
6- Vistos e Exigências
Cada país tem suas exigências, a necessidade de visto, tempo de permanência e quantidade de dinheiro necessária para sua permanência.
7- Seguro
Faça seguro saúde e seguro viagem. A maioria dos países só permite a entrada de estudantes mediante a contratação desses seguros. As escolas/agências, em sua maioria, oferecem o seguro 'guard.me'.
8- Vacinas e Medicamentos
Para entrar em alguns países é necessário tomar alguns tipos de vacinas. Se informe, pois caso essas vacinas não estejam em dia você não poderá entrar no país. Caso você tome remédios controlados é importante levar relatório médico no idioma do país para que seja possível a compra no local
9- Visto de trabalho
Cuidado! Esse assunto é delicado e por esse motivo fique de olho bem aberto. Existem programas sérios que permitem que o estudante faça um curso e trabalhe, mas isso tudo deve estar certo antes do estudante embarcar. Exija da agência todas as garantias e pesquise como funcionam esses programas para não cair em nenhuma arapuca. A carga horária não pode atrapalhar seus estudos e trabalhar ilegalmente pode fazer com que você seja deportado.
10- Organização e pesquisa são essenciais
Faça uma pesquisa sobre as agências e escolas que oferecem cursos no seu país de destino. Algumas escolas não trabalham com agências e o contato deve ser feito diretamente com eles por email e/ ou telefone. Não tenha pressa! Consulte sites; mande e-mails; faça cotações de preços e garimpe o máximo de informações possíveis antes de fechar um curso.
18º SALÃO DO ESTUDANTE - Maior feira de intercâmbio e cursos no exterior da América Latina
SALVADOR
Data: 16 de Setembro
Horário: 15h às 20h
Local: Hotel Pestana - R. Fonte do Boi, 216 - Rio Vermelho
RECIFE
Data: 17 de Setembro
Horário: 15h às 20h
Local: Mar Hotel - R. Br. de Sousa Leão, 451 - Boa Viagem
BELO HORIZONTE
Data: 19 de Setembro
Horário: 15h às 20h
Local: Mercure Lourdes - Av. do Contorno, 7315 - Lourdes
VITÓRIA
Data: 21 de Setembro
Horário: 14h às 19h
Local: Centro de Convenções Vitória (Salão Nobre) - R. Constante Sodré, 157 - Santa Lúcia
RIO DE JANEIRO
Data: 23 de Setembro
Horário: 15h às 20h
Local: Hotel Sofitel - Av. Atlântica, 4240 - Copacabana
CURITIBA
Data: 24 de Setembro
Horário: 15h às 20h
Local: Hotel Four Points Sheraton - Av. Sete de Setembro, 4211 - Água Verde
RIBEIRÃO PRETO
Data: 26 de Setembro
Horário: 15h às 20h
Local: Cenacon - AV. Presidente Kennedy, 1835 - Lagoinha (Salão Nobre)
SÃO PAULO
Data: 28 e 29 de Setembro
Horário: 13h às 19h
Local: Hotel Tivoli Moffarrej - Al. Santos, 1437 - Jardim Paulista
0 comentários :
Postar um comentário