Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"
Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Curso técnico em turismo valoriza patrimônio natural


Curso técnico em turismo valoriza patrimônio natural da Chapada Diamantina.

Implantado no coração da Bahia, no Território de Identidade Chapada Diamantina, o Centro Estadual de Educação Profissional em Turismo do Centro Baiano Letice Oliveira Maciel (Ceep), em Seabra, vem contribuindo para a conservação e a divulgação do patrimônio natural e cultural da região. No intuito de valorizar a paisagem natural da localidade e apresentá-la a baianos e turistas, estudantes dos cursos técnicos em Guia de Turismo e em Hospedagem estão desenvolvendo um projeto de Educação Patrimonial.

O projeto trabalha na perspectiva de conhecer para conservar, buscando identificar, reconhecer e valorizar o patrimônio arqueológico da cidade de Seabra, uma região rica em paredões, cavernas e grutas. A estudante do 4º ano do ensino médio integrado no curso de Guia de Turismo, Bárbara Sá Teles Barros, 18 anos, diz que a iniciativa tem o propósito de resgatar um pouco da cultura local e conscientizar as pessoas para conservar e não vandalizar o patrimônio.

Com a ajuda do artista plástico Jucimar Vaz (Luda), os estudantes construíram réplicas da gruta Bolo de Noiva, localizada entre os municípios de Seabra e Iraquara, utilizando argila e materiais descartáveis da natureza, como madeira, tocos e pedras. Apesar do potencial turístico, Seabra ainda não está inserida no roteiro da Chapada Diamantina e esse é o desafio para estudantes e professores do Ceep.

“Nós ainda não temos um polo turístico efetivo, mas o curso está trabalhando no sentido de ampliar as possibilidades turísticas da região”, afirma a diretora do Ceep, Bárbara Celeste Teixeira de Souza, ressaltando que, a partir das visitas os estudantes estão elaborando também um inventário dos pontos potencialmente turísticos.

Formação profissional

Estudante do 2º ano do ensino médio integrado à Educação Profissional no curso técnico em Hospedagem, Maria Clara Barbosa dos Santos, 15, avalia que a formação técnica é uma oportunidade para que possa trabalhar e continuar vivendo no lugar onde nasceu. “Aqui, nós temos poucos profissionais qualificados. Por isso, o curso técnico em hospedagem é um diferencial”.

Para a diretora do Centro, a implantação do Ceep em Seabra representa uma nova alternativa profissional para os jovens da região. “Além de concluir o ensino médio, os estudantes saem com uma qualificação profissional e várias oportunidades de inserção no mundo do trabalho, capacitados, inclusive, para serem empreendedores do próprio trabalho”.

Centros temáticos

O Ceep em Turismo é um dos centros temáticos criados pelo Estado, vinculado ao eixo tecnológico turismo, hospitalidade e lazer, com objetivo de ampliar a oferta de cursos técnicos de nível médio nos setores que mais geraram trabalho, emprego e renda em alguns territórios de identidade.

O estado também conta com o Ceep em Gestão, Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito, em Salvador, que reforçará a qualificação dos jovens e trabalhadores no atendimento de demandas geradas, por exemplo, pela Copa do Mundo 2014.

Para atender o Recôncavo e a Baía de Todos-os-Santos, que vêm atraindo cada vez mais visitantes, por suas riquezas arquitetônicas, gastronomia, história e festas populares, foi criado o Ceep em Turismo do Leste Baiano, em Santo Amaro.

Foto: Manu Dias

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑