O Observatório da Imprensa faz homenagens ao profissional que propaga as notícias em impressos
Para lembrar o dia Dia do Jornaleiro, comemorado em 30 de setembro, o Observatório da Imprensa vai homenagear o profissional que há mais de 130 anos leva as notícias aos leitores: o pequeno jornaleiro. Figura emblemática da imprensa, estes menores, que ganhavam a vida vendendo jornais nas ruas do país, ajudaram a construir o quarto poder. O programa da TV Brasil apresentado por Alberto Dines vai ao ar na terça-feira, 24 de setembro, às 20h, na TVE Bahia.
O telespectador fará uma viagem de volta ao Brasil de 1808, quando pessoas ainda escravizadas entregavam as publicações, e, também, saber como os imigrantes italianos se converteram em vendedores de jornais, a partir do final do século 19. Esta edição vai homenagear especialmente os intrépidos meninos maltrapilhos que gritavam as manchetes dos jornais nas esquinas, ao longo do século 20. Correndo no trânsito das cidades, dormindo na porta das redações dos jornais, esses garotos perderam a infância em troca de alguns centavos. As crianças invisíveis só passaram a ser assistidas na década de 1940, quando a primeira-dama Darcy Vargas inaugurou a Casa do Pequeno Jornaleiro, no Rio de Janeiro.
De volta aos anos 2000, o programa mostrará, também, como os jornaleiros de hoje veem a sua profissão e como fica o mercado com o desafio imposto pela notícia em tempo real, propagada online ou em veículos eletrônicos. O Observatório da Imprensa, da TV Brasil, vai ao ar toda terça-feira, às 20h, na TVE Bahia (canal 2/ TV aberta). Pode ser acompanhado também através do Portal do Irdeb: www.irdeb.ba.gov.br.

0 comentários :
Postar um comentário