Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Agenda Bahia 2013


Um dos focos de discussão neste penúltimo seminário do Agenda Bahia será a "Política Nacional para Resíduos Sólidos", do Governo Federal


Em sua quarta edição, o Agenda Bahia 2013, conhecido por ser um dos maiores fóruns de debates do estado, vem trazendo o "Desenvolvimento" como centro das discussões. Depois de falar sobre Turismo e Regionalização, empresários, governantes, estudiosos, pesquisadores e representantes da sociedade civil se unem novamente, no dia 26 de novembro, para falar sobre sustentabilidade.

Como convidado especial, o Fórum receberá a palestra do economista e cientista social Prof. Eduardo Gianetti. Atualmente professor do Instituto Brasileiro de Mercados de Capitais - IBMEC e membro do Conselho Superior de Economia da Fiesp, o PHD, formado pela Universidade de Cambridge, já recebeu dois prêmios Jabuti e é reconhecido por ser um dos mais prestigiados profissionais de sua área, no Brasil.

Na ocasião, o professor falará sobre "Economia Verde e a Gestão Responsável para Sustentabilidade". Além dele, os presentes poderão acompanhar a palestra "Estudo de Caso sobre Recuperações Energéticas de Resíduos Sólidos Urbanos", ministrada pelo diretor de Desenvolvimento de Negócios do Grupo Foxx Haztec, Alexandre Citvaras.

Política Nacional para Resíduos Sólidos

Além das palestras, este terceiro e penúltimo Seminário do Agenda Bahia 2013 terá mais dois debates voltados para discussão das novas diretrizes nacionais do governo federal, que objetiva dar continuidade ao avanço do país no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.

Para quem não sabe, os estados brasileiros têm até o próximo ano para se adequar às novas regras impostas no Plano Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), sancionada em 2010. Entre as adequações que os estados e municípios devem fazer estão mudanças no tratamento dado aos resíduos domésticos, passando pelos resíduos de saúde, construção civil, até a coleta seletiva, da inclusão social de catadores. Para que o Brasil se desenvolva de forma sustentável será preciso o envolvimento de toda a sociedade e governo na atuação das novas regras.

Para se ter idéia, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), no último ano, o total de lixo gerado no Brasil chegou a mais de 62 milhões de toneladas, uma média de 383,2 quilos por pessoa. Todos os dias são coletados 178 toneladas de lixo, 1,25 quilo por habitante. Sendo que 17,8% ainda são enviados à lixões a céu aberto.

Debates

"Política Nacional para Resíduos Sólidos: desafio imediato para Economia Verde" será o primeiro debate do dia e contará com uma mesa composta por Mariana Meirelles, secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Dalberto Adulis, Gerente de Conteúdos e Metodologias do Instituto Akatu, e Jorge Soto, diretor de Sustentabilidade da Braskem.

O outro será sobre "Os desafios e oportunidades com o PNRS", neste participará Cícero Monteiro, secretário de Desenvolvimento Urbano, Ricardo Rolim, diretor de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Comunicação da Ambev, Alexandre Citavares e Carlos Silva Filho, presidente da Abrelp.

Durante os debates o público poderá fazer perguntas e dar opiniões a cerca dos temas em questão.

Serviço:
Tema: Desenvolvimento Sustentável
Data: 26 de novembro
Horário: das 8h às 17h30
Local: Fieb - Rua Edístio Pondé, 342 - Stiep

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑