12 milhões de brasileiros possuem alguma doença no sistema locomotor
As doenças relacionadas ao aparelho locomotor exibem uma relevância clínica significativa na população em geral, sendo as denominadas degenerativas, responsáveis pelo maior número de gastos com auxílio-saúde no país. Do outro lado, as lesões relacionadas à medicina esportiva são cada vez mais frequentes na população, e causa significativa de necessidades de realização de estudos complementares, como ressonância magnética, para seu adequado diagnóstico.
Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 12 milhões de brasileiros sofrem com algum tipo de doença no sistema locomotor, fazendo com que o debate sobre os estudos relacionados ao tema seja necessário, tanto no cerne o diagnóstico, quanto no que diz respeito ao tratamento.
Por isso este é o objetivo principal do II Simpósio França-Brasil: Ressonância Magnética do aparelho locomotor, organizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Hospital Ana Nery (HAN), que acontece no dia 23 de novembro (sábado), entre às 8h30 e 17h30, no Othon Palace Hotel, em Salvador.
A preocupação com o tema é manter os profissionais de saúde atualizados, e se deve ao fato do Hospital Ana Nery ser atualmente um centro de alta complexidade com um dos melhores parques tecnológicos do Estado em diagnóstico por imagem. Os debates contarão com a participação de conceituados palestrantes locais, nacionais e internacionais, destinados a uma platéia formada por médicos, biomédicos, fisioterapeutas e estudantes das referidas áreas.
Dentre os convidados estão especialistas de renome nacional e internacional como Dr. Abdalla Skaf, Radiologista, Coordenador do Serviço de Imagem do Hospital do Coração (HCOR-SP); Dr. Bernard Roger (França), Radiologista, especialista em medicina esportiva; Dr. Philippe Hernigou (França), Ortopedista, professor de ortopedia da Universidade de Paris XII e do Hospital Henri Mondor. Autoridades médicas locais também estarão presentes no evento: Dr. Marcus Moreno, Ortopedista especialista em pé e tornozelo; Dr. Marzo Nunes, Ortopedista especialista em joelho e Dr. Carlos Alberto San’tanna Filho, Ortopedista especialista em ombro e cotovelo; além de profissionais do corpo clínico do HAN, da UFBA, e de diversos hospitais e clínicas especializadas em ortopedia e diagnóstico por imagem do estado.
Hospital Ana Nery
O Ana Nery é um hospital público que dispõe de um Serviço de Ressonância Magnética (RM), com máquina de alto campo, e um avançado sistema de gradientes, que possibilita excelente qualidade de imagem e tempo de exames mais curtos, permitindo um avanço no diagnóstico. Isto torna o Serviço de Bioimagem do HAN um dos mais completos da rede pública baiana, com os mais modernos equipamentos de imagem.
O serviço de Bioimagem, do HAN funciona todos os dias, inclusive aos finais de semana, das 7h às 19h. Possui em conjunto uma RM de 1,5 Teslas, Tomografia Computadorizada (TC) de 128 canais, além disso, disponibiliza para população os procedimentos de Doppler Scan, Ecocardiograma Transtorácico, Ecocardiograma Transesofágico, Ecocardiograma com Estresse, Eletrocardiograma, Holter 24hs, MAPA, Raios-x, Teste Ergométrico e Ultrassonografia.

0 comentários :
Postar um comentário