Translate

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Consciência Negra em São Paulo


Cidade de São Paulo será palco para eventos nos dias 19 e 20/11 com shows de música negra; feira gastronômica cultural e baile nostalgia

A Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR), recentemente criada, em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (SEME) realizarão nos dias 19 e 20 de novembro o evento Consciência Negra em São Paulo com shows de música negra, feira gastronômica cultural e o baile nostalgia.

Show "Musica, Dança e Resistência"

O Show "Musica, Dança e Resistência" ocorrerá nos dias 19 e 20 de novembro das 18h as 0h, e, envolverá as inúmeras faces da negritude, por meio das expressões culturais que constroem o mosaico cultural paulistano.
Samba, hip hop, funk, soul e outras vertentes musicais negras serão representadas por artistas renomados como Arlindo Cruz, Dexter, Izzy Gordon, Rappin Hood, Tereza Gama, Emicida entre outros. Keith Sweath, cantor norte americano da soul music encerrará a festividade.


Feira Gastronômica e Cultural

Com foco na valorização da produção negra a Feira Gastronômica e Cultural ocorrerá em 19/11 - 16h às 0h e no 20/11 10h às 0h. Essa feira promoverá a exposição de vários artefatos criados por produtores e empreendedores negros nas mais diferentes áreas - gastronomia, artesanato, moda e acessórios.
Junto à exposição e ao espaço gastronômico, acontecerão variadas atividades culturais, como: intervenções poéticas, cortejo afro, oficinas, teatro, samba e capoeira, destacam-se na programação os grupos: Quilombaque, A 4 vozes, Ilu Oba De Min, Rinha de MC's, Mc Sofia. Saraus periféricos se apresentarão sob o comando de Alessandro Buzo. E, ainda, destacam-se apresentações de grupos teatrais e culturais de Guiné Bissau, Moçambique e São Thomé e Príncipe.


Nostalgia Black

Intervenções musicais, durante o intervalo das apresentações, serão realizadas pelas lendárias equipes que se destacaram nas décadas de 70 e 80 - Zimbabwe, Chic Show, Black Mad, Projeto Dinamite, Os Carlos entre outras.
Estas equipes formam a Associação dos Promotores de Eventos do Estado de São Paulo (APEESP), recentemente criada com a finalidade de valorizar a música Black, uma importante representação da cultura paulistana.
Ainda, a Secretaria de Esportes Lazer e Recreação (SEME) realizará o Baile da Consciência Negra envolvendo os Núcleos Sociais e da Terceira Idade que frequentam os equipamentos esportivos da cidade, e, tem na dança a sua forma de sociabilidade. Esse baile resgata terá como animação o repertório Black Music.

Marcha da Consciência Negra - 10 anos de Luta por uma Sociedade sem Racismo


Com concentração na Avenida Paulista no dia 20 de Novembro às 11 horas, a manifestação vai apresentar reflexões sobre a questão racial em São Paulo e no Brasil. Ao final somará as festividades da Consciência Negra em São Paulo no Vale do Anhangabaú.

Idealizada em 2003 pelas entidades do Movimento Negro de São Paulo e Organização das Mulheres Negras, a Marcha da Consciência Negra chega à décima edição. Inserida na perspectiva da legitimidade em ocupar os espaços públicos como pleno exercício democrático, a marcha busca dar visibilidade a pauta da promoção da igualdade racial e de elucidar as marcas que o racismo impõe a maior parcela da população brasileira.

Para o secretário Netinho de Paula (SMPIR) a Marcha "é um marco político e organizativo na cidade de São Paulo, e é dever da Secretaria de Igualdade Racial fortalecer a atividade, seria incoerente da nossa parte não proporcionar esta parceria estratégica com o movimento social. Não existe gentileza, mas obrigação. Esta secretaria é fruto dos sonhos e da luta do Movimento Negro" declarou o José de Paula Neto.

Historicamente, o surgimento da marcha se confunde com a consolidação do 20 de novembro no Estado de São Paulo como feriado. Trata-se de uma data simbólica da luta contra o racismo e o resgate histórico da resistência de Zumbi dos Palmares.

Sem sombra de duvida, pela sua história e importância, a SMPIR apoia a Marcha da Consciência Negra em São Paulo, realizada pelo Movimento Negro e organizações de mulheres negras em conjunto com vários movimentos sociais. Em 2013, essa manifestação será ponto chave nas comemorações e manifestações do "Dia da Consciência Negra".

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑