A pesquisa biográfica sobre o 8º Conde dos Arcos de Valdevez é realizada pelos historiadores Jaime Nascimento (foto), e Marcus Noronha da Costa.
O Prêmio Odebrecht de Pesquisa Histórica – Clarival do Prado Valladares, que desde 2003 é conferido anualmente a um projeto de pesquisa que contribua significativamente para um maior entendimento da formação econômica, sociopolítica ou artística brasileira, divulgou os finalistas da edição deste ano. O professor Jaime Nascimento, pesquisador baiano que colabora com o setor de história e patrimônio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), junto ao historiador português, Marcus Noronha da Costa, tiveram o seu trabalho, ” O 8º CONDE DOS ARCOS – ENTRE O AQUÉM E O ALÉM MAR: POLÍTICA, JOGOS DE PODER E CONCEPÇÕES DE MUNDO NO IMPÉRIO PORTUGUÊS DO SÉCULO XIX“, selecionado dentre os 05 que participam da etapa final.
O trabalho passou por uma semifinal de 10 participantes, após ter sido escolhido entre os 300 selecionados que estiveram na primeira fase do concurso. O projeto de Jaime e Marcus visa à realização de uma pesquisa histórico-biográfica sobre ao 8º Conde dos Arcos de Valdevez – d. Marcos de Noronha e Brito, um dos mais importantes membros da elite portuguesa no séc. XIX, recuperando a trajetória de uma personalidade ainda hoje pouco estudada pelos pesquisadores, relatando sua importância para a história da Bahia, do Brasil e de Portugal. Esta pesquisa vem acompanhando o professor Jaime há mais de 12 anos, e o levou a conhecer Marcus, descendente direto do Conde dos Arcos, e que passou a desenvolver o trabalho com ele.
No próximo dia 29, os historiadores participam da fase final em São Paulo, e defendem a pesquisa diante de uma comissão avaliadora escolhida pela organização do concurso. O vencedor conquista o financiamento de sua pesquisa, encerrando com a publicação de um livro. Se o projeto “O 8º Conde dos Arcos…” for escolhido, será a primeira vez que um trabalho inscrito por dois pesquisadores de nacionalidades diferentes vence o concurso.
JAIME OLIVEIRA DO NASCIMENTO, é bacharel em história pela Universidade Católica do Salvador, e mestrando do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, onde vem desenvolvendo pesquisa sobre a administração do prefeito Durval Neves da Rocha. Além disso, pesquisa temas ligados à história da urbanização da cidade do Salvador, como o seu sistema inicial de abastecimento de água, Praça Castro Alves e os teatros São João e Guarani. Pesquisa também teatros, fotografia do século XIX e XX, cultura baiana e sobre o 8º Conde dos Arcos, D. Marcos de Noronha e Brito, temas sobre os quais tem publicado artigos e proferido aulas e palestras. Atualmente colabora com o setor de história e patrimônio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI).
D. MARCUS SOARES DE ALBERGARIA DE NORONHA DA COSTA (Subserra), nasceu em Paços de Ferreira em 1940, licenciado em História pela Universidade de Coimbra. É Acadêmico Correspondente da Academia Portuguesa da História e Sócio Correspondente Estrangeiro de Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, tem dedicado a sua atividade científica à pesquisa de fontes documentais sobre história do Brasil, notadamente no arquivo de família de que é proprietário e em congêneres nacionais e estrangeiros de onde resultaram alguns trabalhos.
Site do Pelourinho
0 comentários :
Postar um comentário