Translate

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Zoológico de Salvador implanta monitoramento bioacústico


Para avaliar os comportamentos e as reações de cada animal, o Parque Zoobotânico de Salvador (Jardim Zoológico) começou neste ano o monitoramento bioacústico da sua fauna. Visando mapear todas as atitudes das mais variadas espécies e criar banco de dados com os materiais, o parque já trabalha para que o estudo ajude a entender a necessidade de cada animal para promover melhorias nos setores.

A ideia de registrar o perfil da fauna do zoo possui duas linhas de pesquisa que se complementam. A primeira é o registro da vocalização dos animais, que buscam analisar as distintas situações do cotidiano do parque, como dias de visitações intensos e calmos. 

De acordo com esses dados, pode-se avaliar a existência de alguma alteração de comportamento, devido à mudança de volume de visitantes. A segunda linha será baseada na criação do mapa acústico do zoo, onde serão colhidas informações das espécies após ouvirem ruídos de veículos, aeronaves e do próprio público, por exemplo. Esses dados auxiliarão o zoo na tomada de decisão de como recuperar a sua vegetação nativa e para a construção de mais recintos.

O coordenador do Jardim Zoológico, Gerson Norberto, disse que o estudo ajudará a estruturar o zoo em obras futuras. “Esse sistema bioacústico já colhe os primeiros registros. O zoo acredita que após um ciclo de seis meses já terá resultados expressivos para auxiliar na gestão das intervenções estruturais e propor novas linhas de ação para o setor de educação ambiental junto ao público”.

Reprodução também é destaque

O Parque Zoobotânico de Salvador vem se destacando nacionalmente não somente em estudos técnicos como este monitoramento bioacústico, mas também na preservação e na reprodução das mais variadas espécies, a exemplo da anta e da harpia, que nasceram no próprio zoo. Desde 2007, ele prioriza a conservação e promove pesquisas científicas com espécies silvestres da fauna e flora nacional, com ações em cativeiro, além de programas de educação ambiental associados ao lazer e ao entretenimento.

“O zoo de Salvador foi o primeiro do país a participar efetivamente em múltiplos programas de manejo, reprodução e pesquisa com espécies brasileiras”, informou o biólogo do Núcleo de Pesquisa e Conservação da Fauna Silvestre do parque, Luciano Souto.

Situado no bairro de Ondina, o zoológico funciona de terça a domingo (inclusive feriados), das 8h30 às 17h, com entrada gratuita.

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑