Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Curiosidades Amamentação

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"
Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

1º Fórum Baiano de Comunicação e Democracia

O 1º Fórum Baiano de Comunicação e Democracia foi realizado, nesta quinta-feira (30), no Hotel Matiz, bairro Costa Azul, em Salvador. O evento gratuito foi promovido pelo Conselho de Comunicação Social da Bahia, em parceria com a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), e trouxe palestrantes de importância nacional para as discussões sobre temas como TV Digital e o mercado da comunicação. O fórum foi transmitido ao vivo pelo site do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb).

“É uma pauta muito rica, onde profissionais de todo o estado, radialistas, jornalistas, produtores, estudantes, empresários, estão reunidos para colocar a comunicação no seu devido status de política pública”, avalia o secretário estadual da Comunicação e presidente do conselho, Robinson Almeida. 

Segundo o secretário, serão discutidas a agenda do Brasil em 2014 para a comunicação e as políticas que estão sendo elaboradas pelo Ministério das Comunicações e pela Agência Nacional do Cinema (Ancine). “Um exemplo é a antecipação do sinal analógico, que estava previsto para 2016 e vai acontecer de forma antecipada por conta da Copa do Mundo, havendo a necessidade de se liberar as faixas de frequência para a Internet 4G”.

Telecomunicação e Audiovisual no Brasil

A TV digital, a democratização dos meios e a importância da oferta de uma banda larga eficiente foram os temas centrais da primeira rodada de discussões, que tratou das telecomunicação e produção audiovisual no Brasil. Participaram da mesa, além do secretario Robinson Almeida, o senador Walter Pinheiro, o representante do Ministério das Comunicações, Octávio Pieranti, a diretora da Ancine, Rosana Alcântara, e o presidente da Associação Baiana de Imprensa, Walter Pinheiro.

Pieranti destacou que a Bahia é pioneira em políticas de comunicação, constituiu o conselho estadual antes dos demais estados brasileiros, pleiteou e recebeu autorização para o primeiro canal da cidadania do país. “Este fórum é mais um evento que demonstra o pioneirismo e o protagonismo da Bahia. É fundamental envolver a sociedade nos debates e isto está acontecendo claramente aqui na Bahia. É um exemplo a ser seguido para a construção de um cenário cada vez mais forte na comunicação brasileira, comunicação e democracia interagem e estão ligadas”.

Envolvimento da sociedade

Para Rosana Alcântara, a iniciativa baiana envolver a sociedade na discussão é importante não somente para apoiar políticas públicas, mas também porque o país vive um momento aquecido da produção audiovisual. “A Bahia sempre foi um polo importante de consumo e produção audiovisual, filmes e diretores saíram daqui para o Sudeste. É importante que eles possam ficar aqui, contratando mão de obra, emplacando seus filmes e aproveitando editais da Ancine e do Prodav [Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro], que estão mobilizando R$ 400 milhões, possibilitando a produção local”.

Segundo o senador Walter Pinheiro, a TV digital deveria obrigatoriamente ter chegado para servir como instrumento de interação, e não somente para melhorar a qualidade da imagem. “Este foi o desafio que nós travamos, apresentamos um projeto de lei para disputar essa questão no Brasil e vencemos. Desenvolvemos um software que hoje é o principal elo de ligação de plataforma digital no mundo”, afirmou.

Conselho de Comunicação Social

Robinson Almeida informa que o seminário faz parte do fechamento das realizações do Conselho de Comunicação Social do Estado da Bahia. "Estamos concluindo um mandato de dois anos, amanhã haverá a eleição dos novos membros. É uma experiência inédita, fruto de demandas que nós coletamos ao ouvir a sociedade em duas conferências, entendendo sempre que comunicação não é apenas notícia e propaganda, mas uma área que pode ser considerada um serviço, um direito importante do cidadão e também uma atividade econômica importante que movimenta milhões de reais e gera milhares de empregos”.

De acordo com o secretário, outra discussão importante será sobre a radiodifusão, com a migração das rádios AM para FM. "Além disso, há as questões relacionadas a este novo mundo digital, onde a Internet provoca uma revolução nos costumes e nos hábitos de informação. Há toda a necessidade de debater, discutir e interagir a inclusão, como é que a população terá mais acesso a estes serviços e quais os desdobramentos na vida das pessoas destas novas tecnologias, como é que elas repercutem criando uma nova comunicabilidade”.

Programação

Entre os palestrantes, estavam o senador baiano Walter Pinheiro, pioneiro nas discussões sobre TV Digital no Brasil; Rosane Bertotti, coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e secretária de Comunicação da CUT; Luís Carlos Gurgel, diretor executivo do SBT Nordeste; e Eduardo Castro, diretor da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). 

A última mesa do evento tratou dos avanços e perspectivas para a comunicação, a partir de uma discussão sobre a atuação do Conselho de Comunicação Social da Bahia. Durante a tarde foram realizadas as seguintes discussões: Os Desafios da Digitalização na Comunicação Pública e no Mercado; Conselho de Comunicação da Bahia: experiências e participação social.
(Secom)

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑