Sede das ilhas Tinharé e Boipeba, referências de beleza natural no estado da Bahia, a cidade de Cairu foi escolhida para abrir a itinerância da exposição 100x100 Carybé Ilustra Jorge Amado, em 2014. A mostra, que fica em cartaz no local até o dia 2 de fevereiro, está exposta no Convento de Santo Antônio. Tombada como patrimônio histórico a construção é de 1654 e sua fachada é considerada uma verdadeira obra-prima, sendo a primeira manifestação do Barroco arquitetônico no Brasil.
Vista por mais de cinco mil pessoas, a exposição nasceu em meio à comemoração dos centenários de Carybé e Jorge Amado. Para Solange Bernabó, galerista curadora da exposição e filha de Carybé, o objetivo da mostra é promover uma reflexão sobre a importância da relação entre os artistas, tornando este legado mais acessível à população, indo ao máximo de cidades possíveis e apresentando a obra desses dois importantes artistas nacionais reconhecidos internacionalmente.
A exposição itinerante realizada pelo Instituto Carybé é patrocinada pelo Grupo LM, e já passou por Salvador, Ilhéus e Feira de Santana. O projeto expográfico é uma criação do arquiteto Daniel Colina e do designer Gabriel Bernabó, e traz ilustrações de obras como O Sumiço da Santa, Jubiabá, A Morte e A Morte de Quincas Berro D'água, O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, além de fotos que revelam diferentes momentos da amizade entre Jorge e Carybé.
0 comentários :
Postar um comentário