Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) divulgados nesta sexta-feira (27). a Bahia teve um aumento do número de casos de coqueluche em 2014.
Foram contabilizados 159 casos até 31 de maio, o que resulta em um aumento de 25,2% se comparado ao ano passado, que teve127 casos confirmados até a mesma data, totalizando 300 casos até o final do ano de 2013.
Feira de Santana, onde no primeiro semestre deste ano foram registrados 70 casos, foi o município mais afetado com um aumento de 30%, a maioria atingiu crianças de até um ano de idade.
O que é Coqueluche?
Sinônimos: Tosse convulsa
Coqueluche é uma doença bacteriana altamente contagiosa que causa tosse incontrolável e violenta. A tosse pode dificultar a respiração. Um som profundo de respiração difícil pode ser ouvido quando o paciente tenta tomar fôlego.
Causas
Coqueluche, ou tosse convulsa, é uma infecção respiratória do trato superior causada pela bactéria Bordetella pertussis ou Bordetella parapertussis . É uma doença grave que pode causar incapacidade permanente em crianças, e até mesmo a morte.
Quando um indivíduo infectado espirra ou tosse, pequenas gotículas contendo bactérias se espalham pelo ar, e a doença é facilmente transmitida de pessoa para pessoa.
A infecção dura, geralmente, 6 semanas.
A tosse convulsa pode afetar pessoas de qualquer idade. Antes que as vacinas fossem amplamente disponibilizadas, a doença era mais comum em bebês e crianças pequenas. Atualmente, a maioria das crianças é imunizada antes de entrar na escola, e a porcentagem mais alta de casos é observada entre adolescentes e adultos.
Exames
O diagnóstico inicial geralmente se baseia nos sintomas. No entanto, quando os sintomas não são óbvios, a coqueluche pode ser difícil de ser diagnosticada. Em crianças muito pequenas, os sintomas podem ser causados por pneumonia.
Para saber com certeza, o médico pode pegar uma amostra de muco das secreções nasais e enviar ao laboratório que realiza exame para coqueluche. Como esse procedimento é capaz de oferecer um diagnóstico preciso, o exame pode levar algum tempo e o tratamento geralmente começa antes que os resultados estejam prontos.
Alguns pacientes podem fazer um hemograma completo que mostra grandes números de linfócitos.
0 comentários :
Postar um comentário