Domingo de alvorada, missas e procissão para São Pedro.
No próximo domingo, dia 29, a Paróquia de São Pedro promoverá programação festiva em louvor ao seu Padroeiro, que se iniciará às 6h15 com uma alvorada. A partir das 6h30, serão celebradas quatro missas na Igreja Matriz de São Pedro (localizada na Praça da Piedade, nº 11) e mais a missa solene campal, em frente ao templo, às 11h30, presidida pelo Arcebispo Primaz do Brasil Dom Murilo Krieger. A programação incluirá também a realização de uma procissão, na qual paroquianos e demais devotos de São Pedro percorrerão as ruas Direita da Piedade, Politeama de Baixo e Forte de São Pedro, Avenida 7 de Setembro e retornarão à Igreja Matriz.
O tema da festa desse ano, ‘De Pedro a Francisco: chamado divino, missão humana’, vem sendo alvo de reflexões no tríduo preparatório, que se iniciou na quinta (26) e se encerra amanhã (28), sempre às 11h, na Igreja Matriz. Conforme salienta o pároco de São Pedro, padre Aderbal Galvão de Sousa, “estamos vivendo uma época de renovação da Igreja com a escolha do primeiro papa latino-americano. A maneira como o Papa Francisco vem conduzindo a Igreja confirma-nos que a escolha do sumo pontífice é divina, ou seja, é o Espírito Santo que através do Colégio Cardinalístico escolhe o sucessor de Pedro, cabendo ao papa realizar a missão humana de conduzir a Igreja dentro das características históricas do tempo vigente”. Os painéis decorativos com os rostos dos 266 papas da Igreja Católica, de Pedro até Francisco, colocados nas colunas do templo especialmente para a festa, mostram a sequência ininterrupta dos sumos pontífices, “garantindo-nos que nossa Igreja não tem origem humana; ela surge da vontade divina, é fruto do próprio Cristo”, destaca padre Aderbal.
No domingo, 29, dia consagrado aos apóstolos São Pedro e São Paulo – as pedras de fundamento da Igreja Primitiva e colunas do Cristianismo –, a Paróquia de São Pedro celebrará a primeira missa da programação festiva às 6h30 na intenção do Papa e das pessoas com o nome Pedro. A segunda missa será às 7h30 pelos ministérios, movimentos e pastorais da Paróquia. A celebração das 8h30 será pelos comerciantes, comerciários e vendedores ambulantes, e aniversariantes da Paróquia; a das 9h30, pelos viúvos e viúvas, idosos e doentes. Após a missa das 9h30, por volta das 10h30, sairá a procissão da porta da Igreja Matriz que percorrerá algumas ruas do centro. Às 11h30, será celebrada a missa solene campal, em frente à Igreja de São Pedro.
A Festa de São Pedro é tradição do calendário religioso de Salvador. O santo é padroeiro dos pescadores, era pescador; dos viúvos e viúvas, porque era viúvo; dos porteiros, porque Jesus lhe confiou as chaves do Reino dos Céus; dos comerciantes e comerciários, porque a Paróquia está situada no centro da cidade, em área tradicionalmente comercial.
A Festa de Pedro e Paulo é uma das celebrações mais importantes e antigas do calendário litúrgico, introduzida na liturgia no século III para lembrar o martírio dos dois santos. Foi colocada pela Igreja em 29 de junho para ocupar o lugar de antiga celebração pagã que exaltava as figuras de Rômulo e Remo, considerados fundadores da cidade de Roma. São Pedro e São Paulo foram os fundadores da Roma cristã. Pedro morreu provavelmente no ano de 64, crucificado de cabeça para baixo; Paulo decapitado provavelmente em 67.
0 comentários :
Postar um comentário