Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Coberturas e Eventos

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Fiorella Mannoia faz seu primeiro show na Bahia‏

Fiorella Mannoia, diva da música Italiana, faz seu primeiro show na Bahia‏

Madrinha do Projeto Axé, fundado pelo italiano Cesare de Florio La Rocca, ONG que atende há 24 anos, mais de 20 mil crianças, adolescentes e jovens socialmente desfavorecidos na Cidade de Salvador,Bahia.  A cantora italiana convida  para sua apresentação, na posição de participações especias   bailarinos e percussionistas orientados na Arteducação do Projeto Axé.



Conhecida como "a diva da música italiana", a cantora e compositora Fiorella Mannoia  faz  sua primeira apresentação no Brasil - no dia 06 de junho (6ª feira), às 21h, no Auditório Ibirapuera.  No dia 07 de junho ( sábado), às 21h, a cantora se apresenta no Teatro Castro Alves, na capital baiana.



O show marca o lançamento do CD “SUD”- uma homenagem ao sul do mundo - e conta com a participação especial de jovens bailarinos e percussionistas do Projeto Axé,  com sede em Salvador (BA).



O show de Fiorella - uma realização da produtora cultural Amália Tarallo em parceria com a Embaixada da Itália no Brasil - integra a programação de ITÁLIA NA COPA, projeto idealizado pela representação diplomática italiana, com o objetivo de promover a imagem do país, através de atividades culturais, sociais e científico tecnológicas. A programação teve início em abril com a apresentação da cantora Mariella Nava.



Com  40 anos  de carreira, Fiorella é um dos grandes nomes da música italiana atual, com forte interação com a ‘word music’  .Seu CD “SUD” é o primeiro com composições suas. Acompanhada por sua banda, a artista apresenta,no show de lançamento do álbum,  as canções “Si solo mi guardasse” e “In Viaggio”,   letras  de sua autoria, "Ah Che Sarà"(versão em italiano da música O que Será, de Chico Buarque de Hollanda) ,"Quando eu venho de Luanda", música interpretada pelos jovens do Projeto Axé, “I Treni a Vapore”, com um arranjo percussivo marcante, “No è um film”, com um rap na abertura e gravada com a participação especial do MC Frankie HI-NRG , “Convivere”, uma toada com arranjo caribenho, “Quando l’angelo vola”, com uma introdução e arranjo de raízes africanas, a balada "Il Cielo d'Irlanda" e as românticas como “Io Non ho paura”, “Portami via” e a música que é tema do Cd “Torno al sud”( Vuelvo ao sur), de Astor Piazzola, com tradução e adaptação da letra feita por Fiorella, entre outras.



·         SOBRE FIORELLA MANNOIA

Fiorella fez várias participações no Festival de Sanremo, o mais importante evento musical da Itália. Integra sua discografia, o álbum “Onda Tropicale”, gravado em 2006, com músicas como “O que Será” (Chico Buarque), “Cravo e Canela” (Milton Nascimento/Ronaldo Bastos ) e “Mama África” (Chico César). O CD contou com a participação especial de Djavan, Gilberto Gil, Chico Buarque,Adriana Calcanhoto, Lenine, Chico César, Carlinhos Brown e Jorge Benjor. A cantora aproveita sua vinda ao Brasil para dar início a produção do CD Onda Tropicale 2.



A ligação de Fiorella com o Brasil é antiga. A parceria entre Fiorella e os jovens artistas do Projeto Axé se deu na edição de 2010 do Umbria Jazz Festival, evento realizado na cidade de Perugia (Itália); jovens dançarinos e percussionistas da entidade subiram ao palco acompanhados da artista e desde então, a interatividade tornou-se mais estreita. Em 2012, os jovens foram convidados pela artista e  integraram a turnê de lançamento do álbum SUD, com  apresentações  em mais de 30 cidades italianas.



A parceria com o  Projeto Axé , ONG   sem fins lucrativos, fundada em 1990 em Salvador pelo italiano Cesare de Florio La Rocca , com o objetivo de atender, acolher e defender crianças,adolescentes e  jovens  que vivem em situações de pobreza e degradação e são excluídas da família e da sociedade, apresenta e demonstra  a Fiorella Mannoia com  artista  comprometida com os assuntos de Política Pública Social em Itália , no Brasil e no Mundo.  Desde o início até hoje, o Projeto Axé acompanhou o acolhimento de mais de 20.000 crianças e adolescentes, com uma elevada taxa de sucesso da grande maioria dos atendidos que  cursam a escola formal, suas famílias são acompanhadas,fruem de mobilidade social, tornando-se sujeitos de cidadania e  direitos.





Além de suas afinidades com a música brasileira, Fiorella é uma estrela em sintonia com o trabalho de grandes nomes da música italiana. Em 2013 gravou o CD A Te, em homenagem a Lucio Dalla, registrando  músicas como “Caruso” e “Chissà se lo sai”. No último dia 23 de abril se apresentou no Madison Square Garden, em Nova Iorque , como convidada do cantor e compositorZucchero. Em  18 de maio, Fiorella participa do show da cantora Laura Pausini, no Teatro Antico di Taormina.



Maiores informações sobre a trajetória artística de Fiorella podem ser obtidas no site oficial da cantora: http:// www.fiorellamannoia.it



·         ITÁLIA NA COPA.

A Embaixada da Itália organiza, junto a demais entidades do Sistema Itália no Brasil e seus parceiros, uma programação de eventos artísticos e culturais,  intitulada ITÁLIA NA COPA.  O projeto tem como proposta trazer, nos meses que antecedem a Copa do Mundo, apresentações das excelências italianas que vão da cultura à tecnologia, sustentabilidade e inclusão social, em diversas cidades brasileiras, especialmente nas sedes dos jogos.



ITÁLIA NA COPA mostra para o Brasil, iniciativas da Itália contemporânea que apresentam pontos de conexões e complementaridade entre os dois países. O show de Fiorella é a terceira atividade do Projeto que teve início em abril com um show da cantora  Mariella Nava. Em maio foi a vez de uma palestra com o conceituado arquiteto Renato Arrigo. Integram a programação  o concerto do Ensemble Stradivari, no histórico Teatro Amazonas, a mostra de Cândido Portinari, no Museu Nacional de Belas Artes  ,no Rio de Janeiro,  a apresentação de soul-jazz com o cantor Mario Biondi, na abertura do Festival Mia Cara Curitiba, na capital paranaense e o Seminário de Tecnologia Italiana, em Brasília.


0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑